domingo, 12 de dezembro de 2010

A PROTEÇÃO DIVINA

Saber que estamos protegidos e seguros é uma das maiores bênçãos da vida cristã. Muitas vezes não sabemos explicar como Deus age, mas Ele o faz por nós. Aquilo que poderia ser simples casualidade, é visto pelos olhos da fé como a ação de Deus.

Somos levados, pela leitura do Salmo 91, a sentirmo-nos seguros, protegidos e guardados.

Uma declaração de fé (v.1)

O esconderijo seguro só tem sentido em sê-lo por causa do Senhor. Ele não é um Deus distante, ao qual não temos acesso, mas está próximo, e nEle podemos nos esconder para o abrigo seguro. É a “sombra” (v.1) contra o sol causticante, que dificulta a caminhada.

O esconderijo de Deus não é lugar para fuga das responsabilidades que temos, mas é lugar de descansar quando as forças estão quase acabando.

O esconderijo é o lugar para onde vamos quando estamos ansiosos pela presença de Deus, principalmente nos momentos mais difíceis quando precisamos da ajuda do Senhor.

Ele nos garante o descanso porque Ele é o Altíssimo. Esta é uma designação para dizer que Ele está acima de tudo e de todos, mas não significa com isso que está distante. O fato dEle nos proteger no esconderijo e à Sua sombra podermos descansar, mostra que Ele está muito próximo de nós. Ele é o Todo-Poderoso, o El-Shadai, aquele que pode todas as coisas.

A confiança deve ser toda nEle (v.2)

O Salmista acredita no Senhor como o seu refúgio. “Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”.

Este versículo ensina uma verdade muito importante: o refúgio do Senhor, a sua fortaleza é para todos nós.

Por mais enriquecedora que seja a experiência de outrem, o mais importante é que, pessoalmente, cada um de nós tenha essa confiança e experiência com Deus.

Proteção contra aquilo que não vemos (vv.3-6)

O ensino do Salmo 91 não é que nada nos atingirá, mas, sim, que estamos absolutamente nas mãos do Senhor e Ele é o nosso refúgio e nossa fortaleza.

De uma coisa podemos ter certeza: aconteça o que acontecer, sempre teremos a proteção de Deus sobre as nossas vidas (v.4), seja para evitar um acontecimento ou para nos dar preciosas lições ao permitir que passemos por essas situações.

Não se desespere! (vv. 7-10)

Aqui está o segredo! O desespero não é atitude daquele que confia em Deus.

Nos vv. 7 e 8, o salmista falou de muitos caindo à esquerda e à direita, mas o homem de Deus permanece firme, sem ser atingido. O que confia é contrastado com o ímpio (v.8). O homem de Deus não é atingido no sentido daquilo vir para destruí-lo, como acontece com o descrente, para quem os acontecimentos calamitosos vem como uma catástrofe pessoal. O crente deve ver em tudo a mão de Deus e aprender a crescer com tudo o que acontece.

Por que não precisamos nos desesperar?

Porque temos um refúgio seguro e uma habitação com o Senhor. “Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda (v.10). Podemos dizer com convicção que nenhum mal virá para destruir ou acabar conosco e nenhuma praga virá sem alguma lição preciosa para nos ensinar.

A maneira como encaramos o mal que se aproxima de nós depende de nossa relação com Deus. Quanta mais comunhão temos, mas sensíveis somos para entender a vontade de Deus em nossas vidas.

Somos mais que vencedores! (vv.11-13)

Esses versos mostram a ministração dos anjos como agentes de Deus no cuidado dos que confiam no Senhor (vv. 11,12) e o poder do crente em enfrentar situações que cobram muita coragem (v.13).

Deus não falha (vv. 14-16)

O Salmo agora descreve Deus mesmo falando sobre o que Ele oferece àquele que confia nEle e o ama. Ele promete livramento e segurança (v.14). Deus também promete àquele que o ama responder quando invocar o Seu nome (v.15). A promessa ainda é de presença na hora da angústia (v.15). Deus está próximo para cuidar do que acontece conosco a cada dia. Ele nos ama e cuida de nós. Ele quer que a vida seja significativa.

Diante das mais terríveis situações, não precisamos nos desesperar.

Deus não permite nada para nos destruir, mas somente para amadurecer o nosso caráter. Não precisamos temer a ponto de perdermos a confiança. Ele está conosco e, pelo seu Espírito, nos habilita a viver com sabedoria, mesmo no meio de problemas.

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário