sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

A Palavra Transforma o Caos

Gênesis é o livro dos começos e nos seus três primeiros capítulos encontramos em embrião todos os assuntos da Bíblia. Gênesis 1:1 é uma síntese da criação de Deus, e é uma declaração enfática de que tudo quanto existe aqui, tem um Criador.

A partir de Gênesis 1:2 veremos como a criação se processou, como Deus agiu para criar todas as coisas. Lemos: “A terra era sem forma e vazia e havia trevas sobre a face do abismo mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (Gn. 1:2).

Dois princípios importantes:

Princípio 1. A Palavra de Deus produz exatamente o que ela diz

Qual o instrumento usado na criação? A palavra de Deus, como lemos: “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus; de modo que o visível não foi feito daquilo que se vê” (Hebreus11:3). O visível veio a existir daquilo que não aparece .

Princípio 2 .O reino do espírito deu origem ao reino da matéria

Como o Reino espiritual gerou o Reino material? Pela Palavra de Deus e pelo Espírito de Deus. Existe um poder e força na Palavra. Se soubermos utilizá-la agiremos como Deus age. Se somos a imagem de Deus, devemos viver de acordo com a Sua semelhança. A palavra “gerou os mundos”. Em Hebreus 11:3 lemos que os mundos são sustentados pela Palavra de Deus.

UM CONTRASTE: O CAOS DA TERRA E A VISÃO DE DEUS

1. A realidade visível da terra :“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo...”(Gn1:2a). Em outras palavras, um caos. Só trevas, desordem, feiura.

2. A visão de Deus : Ele olha para a terra e vê, não o caos, mas o que Ele fará. Sua visão é de beleza, ordem, e harmonia.

3. Deus projeta transformar o caos : Ele é um Deus de plano e propósito e tudo quanto faz obedece a um projeto muito bem delineado.

ELEMENTOS PRESENTES NA CRIAÇÃO

1. Deus, o Pai èÉ Ele quem fala, libera a palavra. No primeiro capítulo de Gênesis encontramos onze vezes a expressão: “Disse Deus.”

2. A Palavra

Representa aquilo a ser gerado, é a semente . João identifica a Palavra com Jesus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:1-3).

3. O Espírito de Deus

Manifesta a vida que está na palavra. O Espírito Santo é o autor da vida. “O Espírito de Deus pairava sobre a face das águas” (Gn 1:2). Neste versículo está uma bela figura: É semelhante a uma galinha que choca os ovos. Tomando esta figura podemos ver:

Deus lança uma semente de transformação em forma de palavra: haja luz, erva, luminares, animais... Cada palavra é uma semente (o ovo), sendo plantado no caos da terra. Jesus mesmo declarou que “a semente é a Palavra de Deus” (Mt. 13:3).

O Espírito se move sobre (choca) a palavra no caos. Em outras palavras, incuba a palavra de Deus. Da união entre o Espírito e a Palavra a vida é gerada.

O PRINCÍPIO DA SEMENTE

Deus estabeleceu uma lei natural pela qual toda reprodução na terra vem pelo plantar de uma semente. A vida está na semente.

Deus tem uma semente =>-A semente de Deus é a Palavra de Deus, a vida do que Deus quer gerar está dentro da Sua Palavra, que é Sua semente. Por isso Jesus declarou : “as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (Jo. 6:63). Mas para que ela germine precisa da “terra”, da água. A água representa o Espírito Santo de Deus. E é aqui que se estabelece um tremendo princípio: UNIÃO ENTRE O ESPÍRITO SANTO E A PALAVRA DE DEUS, VIDA É GERADA.

Toda a palavra que Deus fala, tomada pelo Espírito Santo, é materializada, Sua vida pode ser um caos, cheia de trevas, mas quando Deus envia uma palavra, e o Espírito a cobre em seu coração, a vida que está na palavra germina e o seu caos é transformado. Ele envia uma palavra de luz, que é plantada na terra do seu coração; o Espírito Santo a trabalha e a luz nasce dentro de você. Assim será com toda a palavra de Deus que você recebe em seu coração. Ele envia uma palavra de redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc. Se você agasalha esta palavra e permite que o Espírito Santo aja, verá que da união desta palavra e do Espírito nascerá em sua vida aquilo que foi plantado: redenção, libertação, cura, prosperidade, vitória, paz, alegria, unção, etc.

A palavra de Deus produz exatamente o que ela diz

Exatamente o que Deus fala é o que acontece. (Gn. 1:6,9,11,14,15). No reino do Espírito algo ocorre quando a Palavra de Deus é liberada. Palavras produzem.

Cada semente produz de acordo com a sua espécie.

A terra não escolhe o que produz; ela produz de acordo com o que nela lançado.

Se você lança na terra sementes de arroz, milho, etc., é exatamente o que ela vai produzir. Assim também o que sua vida produz depende do que nela é semeado. Se forem as palavras de Deus, haverá manifestação do que procede da boca de Deus.

Deus não se detém falando o problema

Ele fala a solução. Deus olha para as trevas e planta uma semente: “Haja luz; e houve luz.”

CONCLUSÃO

Deus é poderoso para transformar qualquer vida de caos e introduzir nela a beleza do caráter de Cristo e a Sua maravilhosa luz. Deus vê o estado de calamidade em que o homem se encontra, mas projeta sobre ele uma outra visão: um filho redimido, liberto. Ele envia uma palavra específica na área que necessita ser mudada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário