quinta-feira, 22 de abril de 2010

CONTRUINDO UMA MENTE FAVORÁVEL PARA DEUS

Texto: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp 4:8)

Verdade Central: Deus construirá em você uma mente favorável através da Palavra que nos orienta a pensar em tudo o que é bom, em tudo o que vem de Deus. São as coisas de Deus que devem ocupar o nosso pensamento. Abra a mente para a revelação desta palavra porque Deus, com certeza, ministrará ao seu coração.

Introdução: Deus tem alvos e metas. Ele quer levantar um ministério de Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores, Mestres... Filhos para Ele. E para isso é preciso que tenhamos uma mente favorável a Ele para compreendermos os Seus desígnios.

“Tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; Para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor”. (Ef 4:12)

Na conclusão deste estudo, trataremos sobre as reações da mente que devemos ter para sermos favoráveis a Deus. Sabemos que não existe território desocupado no reino físico nem no reino espiritual. Também não existe mente desocupada. Ou a mente é de Deus ou é do diabo.

Servo que não ocupa a mente com verdades ocupa com mentiras; se não ocupa a mente com honestidade, ocupa com corrupção; se não ocupa a mente com pureza, ocupa com impurezas; se não ocupa a mente com justiça, ocupa com injustiça; se não ocupa a mente com virtude e louvor, ocupa com o estado alfa do inimigo.

Somos orientados por Deus, em Filipenses 4, a não permitir que outra ocupação, que não seja do Reino, tome o espaço da nossa mente que é de Deus. Se você não ocupar a sua mente com as coisas do Reino ela será ocupada com as coisas do mundo.

Alguém está querendo ocupar o território vazio, porque todo território vazio é desejável. Deus quer ocupar sua mente hoje, todos os dias e sempre. Então, não dê lugar ao diabo. O Senhor quer ocupar a sua mente com o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, com virtude e louvor.

Quando o diabo bater, precisa encontrar sua mente ocupada. Deus é o Dono da sua mente. O mundo diz que mente vazia é oficina do diabo, ou seja, mente vazia é oficina em que o diabo constrói.


3. A Mente de Cristo em nós

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Co 2:14-16)

A mente de Cristo é uma mente ungida, não é uma mente ocupada de qualquer maneira, mas com a unção, com o poder de Deus, com as coisas concernentes ao Reino. É a mente em que Jesus governa, é o General, o Governador. Deus quer que sua mente seja estruturada no sobrenatural.

Você, que é filho de Deus, deve ter uma mente ungida, uma mente que raciocina por princípios. Tudo o que você fizer daqui para frente deve ser feito com a mente de Cristo.
Agindo assim, você não conhecerá mais derrota, não entrará no senso comum, mas trabalhará com a mente do Senhor Jesus.

A mente ungida planta sementes ungidas, por isso colhe frutos ungidos, dignos daqueles que são chamados filhos de Deus.


4. Mente de Adorador

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (Jo 4:23,24)

O adorador é nascido no Espírito. A mente de adorador é a mente que Deus busca encontrar em Seus filhos.

Paulo ensina, em I Coríntios 14, que podemos adorar a Deus no espírito e na mente. Porém, essa adoração só é possível para aqueles que possuem uma mente governada pelo Espírito, uma mente liberta e curada.

Os adoradores, os que possuem uma mente liberta, não caminham com crise de identidade no Reino; sabem quem são em Cristo Jesus e, nEle, têm a convicção de que podem todas as coisas.

Aquele que começou a boa obra vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. A partir de hoje, sua mente será trabalhada pelo Espírito de Deus. Você não perderá mais suas conquistas.

Bell – Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário