quinta-feira, 22 de abril de 2010

“NISSO PENSAI" – parte 3

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8)

"Tudo o que amável"(prosphilê)

Há quem planeje mentalmente a vingança e o castigo despertando a amargura e o medo nos demais. Outros há cujas mentes só se prestam para críticas, censuras e criação de ressentimentos.

Prosphilê é o que é amável, tem encanto, promove a amizade e se auto-recomenda. Ter idéia positiva a respeito de quem apreciamos é fácil; O cristão coloca sua mente em coisas amáveis, como a bondade, a simpatia, a paciência e o amor. Há, na verdade, um paralelo entre o "ser amável" e o fruto do Espírito "benignidade". Afinal, pensamentos de benignidade, amáveis, tecem laços de amizade. Paulo nos convida a tudo o que inspira o amor e para que nada vulgar ocupe o nosso pensamento.

"Tudo o que é de boa fama" (eupsema)

E aí podemos ter outra grande lista destacando-se a cortesia, a urbanidade, a temperança, a pureza e o respeito. Afinal, a vida de qualquer pessoa é muito influenciada por aquilo a que dá atenção. O que tem boa fama é aquilo digno de que se fale dele.

É o que é tem boa reputação. Observe-se que em nossos dias, famoso é quem tem poder econômico, é quem manda e desmanda na Bolsa de Valores.

Não é esse o conceito da Bíblia, que apresenta uma grande lista na qual se destaca a cortesia, a urbanidade, a temperança, a pureza e o respeito. Afinal, a vida de qualquer pessoa é muito influenciada por aquilo a que dá atenção.

Outra idéia sobre o que é de boa fama são coisas adequadas para serem ouvidas por Deus. No mundo, palavras baixas, falsas e impuras; nos lábios do cristão e em sua mente, existem só palavras adequadas para serem ouvidas por Deus.

QUE PRATICAR

"O que aprendestes, e recebestes, e ouvistes de mim, e em mim vistes, isso fazei" (Fp 4.9a).

O apóstolo Paulo diz que é o que foi aprendido, recebido, ouvido e visto nele. Na verdade, Jesus Cristo, nosso Senhor, é o exemplo supremo. Em Paulo, entanto, temos um mestre que baseou sua vida e conduta no ensino vivo do Mestre por excelência que é Jesus. Paulo era um mestre de moral. Sua exortação é feita debaixo de humildade e sinceridade, e com isso, ensina que uma vida de pensamentos elevados deve traduzir-se em ações nobres.

Outro motivo para essa afirmação é que o apóstolo estava seguro da veracidade da sua mensagem e também perfeitamente seguro do rumo de sua própria vida. Evangelio não pode ser separada da vida de cada dia.

Diz Paulo: "se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". É verdade; se houver qualquer moral e aprovação divina, será objeto de nossa absoluta consideração.

À LUZ DA OBEDIÊNCIA, UMA PROMESSA

"E o Deus de paz será convosco" (Fp 9b).

Há em Deus perfeita harmonia e paz absoluta. Seu domínio é o da paz, assim o afirma a Escritura Sagrada (Sl 29.11). A presença constante da paz no coração da pessoa humana é garantia de Deus. Isso quer dizer que vivendo uma vida orientada por pensamentos nobres e santos, a pessoa humana tem a bênção do Deus da paz, e não será assaltado pela perturbação neste mundo.

Todo este texto é um convite a praticar a mordomia do pensamento. Repudiemos aqueles pensamento que nos rebaixam e afastam de Deus. E, por outro lado, cultivemos os capazes de transformar a vida (Sl 19.14).

Salmo 19:14
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!





Nossa oração: que a graça divina governe os pensamentos.



Bell

Projeto benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário