quinta-feira, 22 de abril de 2010

NISSO PENSAI" – parte 2

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fp 4.8)

"Tudo o que é honesto" (semnos)

Que palavra boa! Semnos é o que é nobre, respeitável, sério, e ainda "digno de honra, digno de reverência, digno de culto, honroso e venerável". Paulo a usa em relação à criação de filhos (1Tm 3.4), aos diáconos e diaconisas (1Tm 3.8,11), que devem ser respeitáveis, ou seja, devem se dar a respeito, ser exemplares.

O original grego pode ser vertido como "digno de honra, digno de reverência, digno de culto, respeitável, nobre, honroso e venerável". É palavra usada em referências a templos.

Aplicada ao ser humano, descreve alguém que se movimenta no mundo como se todo ele fosse o templo de Deus. Há no mundo coisas triviais, baratas e que atraentes a mentes superficiais. O cristão, pelo contrário, deve fazer repousar sua mente nas que são profundas, sérias e dignas. Há, sem dúvida, muita coisa que não é digna de respeito. Nelas, sequer devemos pensar, pois nossa atenção não pode ser despertada e focalizada em coisas indignas. O que lemos, vemos ou ouvimos, seja na TV ou cinema é respeitável?

"Tudo o que é justo" (dikaia)

Há quem coloque a mente no prazer, no conforto, nas coisas pelos métodos fáceis. No passado, nós vivíamos nas imaginações dos sentimentos carnais (cf. Ef 2.3). O exemplo perfeito do que nós éramos está em Gênesis 6.5. O cristão, no entanto, tem a mente de Cristo (1Co 2.16), e por conta disso, pensa no seu dever para com Deus, e para com o ser humano, Sua imagem e semelhança.

Este mundo se caracteriza pela injustiça. No entanto, nossa mentalidade deve inspirar-se na justiça. É ler 1João 3.7. Longe de nós, portanto, qualquer ideal que tenha a marca da injustiça.

Porém, Deus é justo (Sl 11.7), e há quem não seja como bem expresso no Salmo 36.4. A justiça, ensina a Palavra Santa, faz manter relações corretas entre as pessoas, permite o equilíbrio entre interesses conflitantes e coordena o direito de cada um com todos. Justiça fala de relações corretas entre um ser humano e outro ser humano; fala da palavra do dever assumido e do dever realizado; fala de dar a cada um o que lhe é devido.

PENSAR EM QUE MAIS?

"Tudo o que é puro"(agná )

Não é puritanismo, palavra e conceito que se minimizaram e depreciaram, porém, pureza no mais alto sentido do que é moralmente puro e livre de máculas, do não-poluído, pois é deste modo que o apóstolo Paulo descreve a Igreja de Cristo e, de modo particular, os crentes (2Co 11.2; Ef 5; 1Jo 3.3).

Estamos falando de pureza moral (a palavra grega, por sinal, pode também ser vertida como aquilo que é "inocente" (2Co 7.11) e "casto" (2C0 11.2). Pureza de palavras e de atitude nasce da pureza de pensamento e de intenções; precisamente o contrário de Efésios 5.3.

Efésios 5:3
Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos,

Efésios 5:4
nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças.


Afinal, temos a mente de Cristo (1Co 2.16), e a palavra de Jesus nos ensina que "os puros... verão a Deus".

O presente século está repleto de coisas perversas, vis, sujas e obscenas, e muitas pessoas vivem em tal estado mental que maculam tudo em que pensam. O que perturba a mente do cristão Paulo descreve como "a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria" (Cl 3.5), e ainda, "dissolução... avidez... toda sorte de impureza" (Ef 4.19; cf. 5.3; 1Ts 4.5,6). Segundo o mesmo apóstolo, isso é o que descreve o ímpio (1Ts 4.5), ofensa que o Criador não deixará sem disciplina (v.6).

Os registros históricos dão conta de que na época em que Paulo escreveu esta Carta, pecava-se tremendamente pela impureza sexual (Rm 1; Ef 4.17-24; 5.8-12). Mas a mente do cristão se detém no que é puro. Afinal temos a mente de Cristo (1Co 2.16), e a palavra de Jesus nos ensina que "os puros... verão a Deus".

Nossa oração: que a graça divina governe os pensamentos.



Bell

Projeto benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário