sábado, 23 de outubro de 2010

A SUA VITÓRIA DEPENDE DE VOCÊ!‏

Texto Base – Lucas 4:1-13 – A tentação de Jesus

Jesus, assim como Adão (Gen 3:6), eu e você somos experimentados nas três áreas do apetite físico, da ambição temporal e do alcance espiritual, para que fosse provado competente em sua missão. Onde o primeiro homem falhou, Jesus triunfou. Ao longo de toda a sua vida, Jesus foi tentado de todas as formas possíveis. Adão falhou em permanecer íntegro e reto, falhou em manter a pureza na qual foi criada, na moral e imagem estabelecida por Deus. Jesus veio com a missão de vencer e não falhar. Graças a Deus que Jesus cumpriu sua missão eficientemente. Ao longo da sua jornada, Jesus sempre disse que seria possível vencer o diabo. E neste estudo vamos falar sobre a tentação que o Senhor Jesus passou e da forma brilhante como venceu. A mensagem mais importante é que Jesus venceu como homem, eu e você. Esta vitória só nos motiva, pois também sempre venceremos o diabo no nome de Jesus.

NEM SÓ DE PÃO VIVERÁ O HOMEM
Veja o diálogo: “Se você é filho de Deus, mande que esta pedra vire pão”. Jesus havia sido conduzido pelo Espírito Santo ao deserto. Quarenta dias foi o tempo desta prova. Um período comum para provação. Satanás tenta incitar a Jesus dizendo - “Se és o Filho de Deus

Já fazia 40 dias que Jesus não comia, certamente que estava com muita fome. O pão representava alimento para saciar a fome. Qual tem sido o seu pão hoje? Tem vendido sua alma, feito pactos ou acordos por causa do pão? O pão aqui poderia ser representado por várias coisas nos nossos dias. Qual é o prêmio pelo acordo com o diabo? Dinheiro? Posição social? Fama? Sexo? Problemas com o cônjuge? Não há dúvida que Jesus estava com fome. Jesus derrotou o diabo aqui dizendo: - “Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus”. Mesmo depois de um jejum de 40 dias, teve fome, mas mesmo assim venceu.

PODER E RIQUEZA – DOIS GATILHOS PARA A QUEDA – TODOS OS REINOS DO MUNDO
O poder e a riqueza estão juntos. Quem conquista o poder, a riqueza logo chega. Quem tem a riqueza, logo conquista o poder. Jesus tinha uma missão a cumprir, o diabo de certa forma estava tentando enganar Jesus dizendo que daria toda a riqueza e poder caso Jesus se prostrasse e o adorasse. Como servo de Cristo tanto o poder e a riqueza pertencem à Jesus - (Apocalipse 5:12) - “Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças”. Se entendermos esta verdade não vamos entrar em dificuldade com a tentação do diabo. Jesus respondeu dizendo: – “Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Lucas 4:8)”. Se você apenas sabe que a riqueza e poder pertencem ao Senhor, fica fácil sair dessa. Porém, se a riqueza e o poder te fascina, cuidado pois há uma grande porta aberta para satanás destruir a sua vida. Jesus só admitia a autoridade suprema de Deus.

DEUS NÃO PODE SER TENTADO

O pináculo do templo. Uma das ameis ou torres, de onde se descortinava o átrio ou talvez o Vale de Cedrom. Se Jesus pulasse do alto da ameia para o meio do povo e chegasse ao chão incólume, seria aclamado como o Messias do céu, e sua reputação seria imediatamente.O diabo sempre joga sujo, aqui ele omitiu parte do versículo e disse: “para que te guardem em todos os teus caminhos”. Deus não prometeu guardar o seu servo num ato de tola presunção, mas somente quando estivesse andando pelos caminhos de Deus (veja Salmos 91:11-12). Não devemos sair por ai tentando o Senhor nosso Deus. Ande no caminho do Senhor, seja de fato seu discípulo, desta forma sobre a sua tenda não vale encantamento e o Senhor nosso Deus protegerá a ti e a sua família por amor de você.

Após este período o diabo afastou, mas não desistiu, entendo que o diabo tenha tentado Jesus várias outras vezes, porém, em vão. Desta forma podemos dizer que Jesus venceu sempre o diabo. Aleluia!!!

A nossa vitória foi decretada na morte e ressurreição de Cristo, ou seja, há mais de 2.000 anos. Tome posse agora.

CONCLUSÃO

* Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que vem da boca de Deus. Não devemos vender a nossa santidade pelas paixões do mundo, nem a nossa fé por vista, nem a sua fidelidade com Deus pela facilidade das coisas que o mundo pode oferecer;
* Poder e riqueza pertencem ao nosso Deus. Somente a Ele. Se pensar diferente disso, tem vontade de usurpar assim como o diabo tentou fazer lá atrás. Cuidado com o que seu coração deseja;
* Deus não pode ser tentado. Devemos andar em harmonia com o evangelho e sermos de fato discípulos de Jesus;
* O diabo para tentar Jesus usou a própria palavra, alguém pode usar a palavra de Deus para tentar você, mas cuidado, use a mesma palavra para se defender;
* Jesus também usou a palavra para se defender. Não se esqueça que isso trás uma mensagem poderosa para o nosso entendimento: A palavra de Deus (bíblia) nos dá argumento de sobra para defendermos dos ataques do diabo. Apenas medite e esteja atento a palavra de Deus para no momento certo utilizá-la eficazmente.

Ao vencer o diabo com a palavra, Jesus dá a seguinte mensagem: Sim, nós podemos! Nós podemos vencer o diabo!



Definitivamente Deus tem nos dado muito mais do que merecemos



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário