domingo, 21 de fevereiro de 2010

ADOÇÃO como Filho de Deus – FILIAÇÃO ->HERDEIRO

Graça e paz,

Amados, para podermos entender melhor nossa posição de os herdeiros de deus, precisamos entender que fomos adotados, abaixo este pequeno estudo esclarece melhor:

Romanos 8:15
Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

Romanos 8:16
O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;

Romanos 8:17
e, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Romanos 8:23
e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoção, a saber, a redenção do nosso corpo

Gálatas 4:4
mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,

Gálatas 4:5
para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.

Gálatas 4:6
E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.


a. Adoção é:
Outorgar a posição (direitos, privilégios, honras, ...) de filho de Deus; outorgar filiação (pôr na posição de Filho de Deus; adotar para dentro da família de Deus os homens que já foram feitos filhos de Deus).
- Regeneração é -> Adoção.
- Regeneração dá a natureza de filho de Deus, adoção dá a posição.
"Regeneração tem a ver com nossa mudança de natureza; justificação, com nossa mudança de situação [ante a lei]; santificação, com nossa mudança de caráter; adoção, com mudança em nossa posição [mudando de ser rejeitado, como inimigo, para ser amado, como filho]" (Evans).
"Na regeneração recebemos uma nova vida; na justificação, uma nova situação [ante a lei]; na adoção, uma nova posição [ou família]" (Thiessen).

b. Como a adoção por Deus se compara com a adoção terrestre
(1) Em ambas, é o pai que toma todas as iniciativas e ações que a provêem. Joã 3:16; ler depois: Isa 1:18 (serão tornados brancos como a neve).
(2) Ambas provêem uma herança a quem nada tinha nem nada merecia Rom 8:17 (acima); 1Ped 1:1-9.
(3) Ambas provêem um nome novo Apo 2:17. Ler depois: Joã 1:42 (Simão -> Cefas

c. Como a adoção por Deus excede a terrestre
(1) O homem nunca adota seu próprio filho, mas Deus só adota quem já foi feito Seu filho. Joã 1:12 + (Rom 8:15-16 e 8:23, acima).
(2) O homem sem filhos só se satisfaz ao adotar um, mas Deus tinha um Filho amado (Mat 17:5 [= Mat 3:17]) antes de nos adotar.
(3) O homem usualmente adota quem tem as melhores características, Deus só adota miseráveis pecadores, os que se vêm como os piores de todos 1Ti 1:15; Rom 3:10-18.
(4) O homem nunca pode dar sua natureza a quem adotar, Deus sempre a dá, dá mesmo a mente de Cristo 1Cor 2:16.
(5) O homem às vezes pode anular a adoção que fez, Deus nunca o faz, Seus adotados estão absolutamente seguros. Num 23:19; Rom 11:29; 2Ti 2:13

d. O adotado, perante a Trindade
a. Intimidade para com o Pai. "Aba, Pai" Rom 8:15 (muito acima). Este é um nome muito carinhoso, pessoal, íntimo, usado somente pelo filho comungando com o Pai. Somente Jesus tinha usado este nome antes Mar 14:36 (= Mat 26:42)

b. Iluminação pelo Espírito. Ele tanto nos guia (muito acima: Rom 8:14) como nos encoraja (muito acima: Rom 8:16).

c. CO-herdeiro com o Filho "...somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e CO-herdeiros de Cristo ..." Rom 8:17 (muito acima). Ler depois: Heb 2:11

e. Três tempos da adoção
- No conselho de Deus, a adoção foi determinada na eternidade passada. Muito acima: Efé 1:5;

- Na experiência pessoal, a adoção se tornou realidade para o crente no momento em que recebeu Cristo Gál 3:26; Gál 4:6 (muito acima); ler depois: Gál 4:1-7 (3-7 está lá em cima);

- O completamento da adoção será a glorificação dos corpos dos crentes (Quando? Os da atual dispensação, das igrejas locais: no Arrebatamento Rom 8:23 [muito acima]; Fp 3:20-21; Os do Velho Testamento e da Tribulação: ao final da Tribulação; Os do Milênio: infere-se que seja ao seu final)

f. Resultados da adoção
- Libertação da escravidão da lei. (muito acima: Rom 8:15; Gál 4:3-5);

- Recebimento do penhor da herança (o penhor é o próprio Espírito Santo!) Gál 4:6-7 (muito acima); Ler depois: Efé 1:11-14. Este penhor é o primeiro pagamento (da mesma qualidade e garantidor) da total herança que receberemos no Arrebatamento;

- Testemunho do Espírito, segurança. Muito acima: Rom 8:15-16; Gál 4:6;

- Comunhão com o Pai (ao filho que estiver apreciando as sublimes dádivas acima). Comunhão envolve:
. Espírito filial em relação ao Pai. Muito acima: Rom 8:15; Gál 4:6;
. Andar no Espírito. Muito acima: Rom 8:14; Ler depois: Gál 5:18;
. Crescente conformidade à imagem do Filho de Deus Rom 8:29;

- No futuro, após a glorificação do corpo, ser plenamente manifestado como filho Rom 8:19

Bell – Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário