domingo, 21 de fevereiro de 2010

FILHOS IMITADORES DE DEUS -Ef 5:1-4

Observe que o texto bíblico de hoje inicia-se com um mandamento: Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados. Imitar significa “fazer igual”, “agir como”.. O apóstolo Paulo nos lembra que somos “filhos amados” – todo filho amado procura imitar seu pai! Hoje estudaremos as qualidades do nosso Pai que devemos querer imitar.



1o. Imitemos o Pai em sua capacidade de amar. Leia novamente o verso 2 com seus discípulos: Vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício... Nosso Pai tem um amor sobrenatural e tamanho é este amor que Ele ofereceu a Jesus como um sacrifício por nós. É impossível duvidar do amor do Pai quando se conhece a extensão do sacrifício realizado por Jesus (Rm 5:8 Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.).



2o. Imitemos o Pai em seu caráter. Além do amor, os versos este trecho de Efésios nos descrevem o caráter do nosso Pai, que é santo. Leia a segunda parte do verso 3, onde o apóstolo afirma que precisamos rejeitar as coisas que não são adequadas aos santos (nós somos os santos!).

Ressalto ainda, que é o amor que leva Deus a perdoar nossos pecados e que imitando Deus, também seremos capazes de perdoar como Ele (I Pe 4:8).





a) Imitando nosso Pai, recusamos toda imoralidade sexual! Leia novamente o verso 3 e realce o que o apóstolo manda: que entre nós, os filhos de Deus, não se deve nem “mencionar” palavras de cunho imoral, malicioso. Se não é nem para mencionar, quanto mais praticar o que o texto chama de “imoralidade sexual”! A palavra “impureza” significa todo pecado que envolve sexualidade: adultério, fornicação, prostituição, pornografia. Lembre seus discípulos do texto já estudado em Efésios 4:18 e 19, onde Paulo descreve a maneira como as pessoas que não têm comunhão com Deus vivem, conseqüências do coração endurecido para a Palavra: depravados e ávidos pelas impurezas. Leve seus discípulos a declararem com você que seus corpos são santos, vasos para honra do Pai.



b) Imitando nosso Pai, nossa linguagem é diferenciada. A linguagem de uma pessoa revela seu caráter, seu coração. Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração (Mt 12:34). Assim, ao imitarmos o nosso Pai, nosso linguajar será contextualizado ao céu e espelhará nossa comunhão com o Espírito Santo. Efésios 5:4 afirma que um imitador de Deus não usará uma linguagem obscena, tola, imoral. Nossa versão nvi contém a expressão “gracejo imoral”. Isto nos lembra aquelas piadinhas infelizes... Fuja delas! Uma tradução mais antiga, poderá conter o termo “chocarrisse” no verso 4., “chocarrisse” é o mesmo que “gracejo imoral” (xô, chocarrisse!). Ao invés da linguagem inconveniente, o apóstolo recomenda-nos as “ações de graças”. O contrário das ações de graças é a murmuração – todas as vezes que murmuramos ofendemos o Senhor. Tal recomendação é bem detalhada em I Ts 5:16-18 Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para com vocês em Cristo Jesus. Ministre aos seus discípulos e leve-os a pedir a Deus que os ajude a reconhecer a graça do Senhor em todas as circunstâncias que venham a passar.



Concluo este estudo reafirmando que deves meditar na sua condição filhos amados de Deus.



Através de Jesus Cristo seja vitorioso.

Bell

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário