domingo, 21 de fevereiro de 2010

Personalidade do Espírito Santo.

Quando pensamos em personalidade devemos pensar em qualidade pessoal, caráter essencial e exclusivo de uma pessoa e aquilo que a distingue de outra. A personalidade tem haver, também, com os atributos da pessoa. Veremos que o Espírito Santo é uma pessoa, portanto, tem sua personalidade como as outras pessoas da Trindade, o Pai e o Filho Jesus Cristo.
Veremos primeiramente as características que evidenciam que o Espírito Santo é uma pessoa:

1. Ele é inteligente.

Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:10-11)

2. Ele tem emoções.

E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. (Efésios 4:30 )

3. Ele tem vontade.

Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. (1 Coríntios 12:11)

4. Ele ensina.

Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito. (João 14:26 )

5. Ele guia.

Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. (Romanos 8:14)

6. Ele comissiona.

Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre. (Atos 13:4)

7. Ele dá ordens a homens.

Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o. (Atos 8:29)

8. Ele age no homem.

Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. (Gênesis 6:3)

9. Ele intercede.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8:26)

10. Ele fala.

Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim; (João 15:26)
Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. (2 Pedro 1:21)

Além do que vimos até agora, outros relatos bíblicos deixam claro o fato de que o Espírito Santo é uma pessoa. Estes textos bíblicos reforçam a idéia que o Espírito Santo não é apenas um “vento” ou uma força espiritual. Ele é um ser totalmente pessoal. Observe:
1) Ele pode ser obedecido (At 10:19-21);
2) Pode-se mentir a Ele (At 5:3); 3)
3) Ele pode ser resistido (At 7:51);
4) Ele pode ser reverenciado (Sl 51:11);
5) Pode-se blasfemar contra Ele (Mt 12:31);
6) Ele pode ser entristecido (Ef 4:30);
7) Ele pode ser ultrajado (Hb 10:29).

Bell

Nenhum comentário:

Postar um comentário