domingo, 21 de fevereiro de 2010

I Pedro 5

I Pedro 5:2

DEVERES:

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade;


I Pedro 5:3

nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.


I Pedro 5:4

E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória.


I Pedro 5:5

Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.


I Pedro 5:6

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;


I Pedro 5:7

lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.


I Pedro 5:8

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;


I Pedro 5:9

ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.


I Pedro 5:10

E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.







Comentando ...I Pedro 5.8-11

“Sede sóbrios e vigilantes...” (I Pedro 5.8-11)

Pedro estava preocupado com as pessoas que estavam quase abandonando a fé por causa do sofrimento.Pedro escreve essa carta para encorajar os cristãos a darem genuíno testemunho de sua fé em meio ao sofrimento. – Pedro diz que o sofrimento pode ser usado pelo diabo contra o cristão

Veja bem: o diabo pode usar uma situação de sofrimento para devorar o cristão desprevenido. O cristão precisa saber que quando está vivendo uma situação de sofrimento ele é mais intensamente vigiado por Satanás, porque ele sabe que o cristão é mais frágil nessas situações. E à medida que o diabo vai observando, ele também vai rugindo, mostrando seu intento de atacar e devorar o cristão que está mais fraco.

O leão não é um animal que ruge o tempo todo. Existem alguns momentos específicos em que ele ruge; um desses momentos é o da caça. Quando ele vai caçar, ruge para afugentar as presas, notando qual é o animal mais fraco do rebanho. Ele nunca vai atacar o animal mais forte e saudável; Ele sempre ataca o animal mais fraco do rebanho. Mas veja bem: os rugidos não têm o objetivo de assustar, mas de provocar reações nos cristãos.

Esse rugido pode ser, por exemplo, um sussurro nos ouvidos. Se esse cristão reagir de modo contrário, ele continuará tentando mais sistemático e intenso, sussurrar-lhe outras palavras: O cristão que está mais fragilizado é alguém com muito maior probabilidade de ceder às tentações do diabo. O objetivo final do diabo é destruir (devorar) o cristão. em um processo gradual e definitivo, quando ele deixa de agir como cristão e passa a viver os padrões estabelecidos pelo mundo.

Pedro sabia dessa astúcia do diabo por experiência própria. Por isso, Pedro alerta os cristãos a não abandonarem a fé por causa do sofrimento; por detrás disso, Satanás está agindo, procurando afastar as pessoas de Deus. Contudo, as artimanhas e ciladas de Satanás não são a única razão para que os cristãos não abandonem a fé por causa do sofrimento. Pedro apresenta uma outras razões:



Quando você estiver sofrendo pelas mais variadas razões, lembre-se de que você não é um desafortunado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais você tem passado são maneiras belamente estranhas de Deus fazer bem à sua vida.

- Ele esta levado você de volta ao caminho dele, que é o caminho da vida, endireitando as suas veredas tortuosas. Se Deus não lhe houvesse mostrado o seu amor disciplinador, onde você estaria ainda?
- Ele tem ensinado você a ter compaixão dos outros que sofrem.
- Ele tem confirmado o valor da sua fé, por meios das tribulações pelas quais você passa.
- Ele tem aperfeiçoado o seu caráter.



Bell

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário