terça-feira, 24 de maio de 2011

Conhecendo o centro da vontade de Deus para minha vida!” parte 6

O Santo dos Santos é um lugar de habitação



Irmãos, vimos que o Santo dos Santos é uma Pessoa – a Pessoa de Cristo, e que devemos “permanecer” Nele. Mas o Santo dos Santos é também um lugar de habitação, e lugar de habitação não é um lugar que passamos lá de vez em quando, damos uma “espiada ligeira” e vamos embora. Lugar de habitação é como “armar uma tenda e ficar”. É morar lá! Isso me lembra Josué e os hebreus à conquista de Canaã: tem que ir lá e lutar para conquistar esse lugar. Tomar posse dele! Além do Santo dos Santos ser a Pessoa de Jesus, é também um lugar de relacionamento com Ele, é uma tenda pessoal, um altar. É um lugar que só você tem a chave, só você pode entrar, e ali Ele te chama pelo nome. É um lugar muito íntimo e pessoal, só você e Ele mesmo. Os salmos nos revelam muito sobre esse lugar. Vejamos alguns trechos:



“Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo?
Quem há de morar no teu santo monte?” (Salmo 15.1)



“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida;

e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre.” (Salmo 23.6)



“Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei:

que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida,

para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.” (Salmo 27.4)



“O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes;

e eu, os teus altares, Senhor dos Exércitos, Rei meu e Deus meu!

Bem aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente.” (Salmo 84.3-4)



“O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente

diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.” (Salmo 91.1-2)



“Pois disseste: o Senhor é o meu refúgio.
Fizeste do Altíssimo a tua morada.” (Salmo 91.9)



“Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi.” (Salmo 132.14)



Ah irmãos! Os salmistas conheciam esse lugar! Principalmente Davi, enquanto morou em cavernas fugindo do seu opositor, como ele conheceu esse lugar maravilhoso! Ele sabia que só havia um lugar onde encontrar-se com o Amado da sua alma, onde buscar refrigério e descanso. Somente lá ele poderia entoar-Lhe os lindos salmos que brotavam de seu coração. Os salmistas chegaram lá. Davi e tantos outros heróis da Bíblia chegaram lá também. Nós também temos que trilhar o mesmo caminho para chegar nesse lugar, deixando tudo para trás, em busca Daquele que é essa pessoa e esse lugar: o Santo dos Santos – o próprio Senhor Jesus!





Viver no Santo dos Santos é viver pela fé



Voltando à figura do Tabernáculo, lembrem que ali no Santo dos Santos não há candelabro, e há ainda o véu que o separa do Santo Lugar, onde ainda há a luz do candelabro. No Santo dos Santos é escuro, não há luz. A arca está ali, mas você não vê. Isso significa que estar no Santo dos Santos é um ato de fé, é caminhar aonde você não vê. Vejamos o exemplo de Abraão:



“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!” (Gn 12.1-2)

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” (Hb 11.8)



Você já pensou nisso, ir para um lugar sem saber aonde é? É para o norte, para o sul, para onde é? Ficou difícil? Lembra do Santo Lugar, onde temos a mesa dos pães? Sabemos que pão é alimento e que Jesus é o pão da vida (Jo 6.35). É como Jesus afirmou em João 6.57: “...quem de mim se alimenta por mim viverá.” Lembra do Salmo 119.105? “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra; e luz para o meu caminho.” É como Jesus também afirmou em João 8.12: “...Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas (na escuridão); pelo contrário, terá a luz da vida (dentro de si).”. Nunca se esqueça disso: é a Palavra de Deus que ilumina o caminho e nos mostra a direção. É ela que nos permite permanecer no Santo dos Santos. Viver pela fé é não ter mais nada, é ter somente a Palavra Dele e nada mais. Bastou uma só palavra para Abraão, e ele foi. No Santo dos Santos eu não preciso de mais nada além da Sua Palavra em mim. Se de fato o conhecemos, então basta-nos a sua Palavra, nada mais.



Nunca se engane! As nossas obras serão provadas sim. Cedo ou tarde, a prova virá e ela por si só mostrará se a nossa fé está edificada sobre a rocha (Mt 7.24-27) e sobre o firme fundamento que é Cristo (1Co 3.11-13). E depois de provada toda a obra, então virá a recompensa, como está escrito em Tiago 1.12:



“Bem aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam.”





MENSAGEM AOS VENCEDORES



Amados irmãos, lembram do Getsêmani, ali quando Jesus orou sobre o sacrifício que deveria tomar sobre si, suando gotas de sangue? (Lc 22.44) Decidir seguir os passos de Jesus nessa jornada para o centro da vontade de Deus significa aceitar o Getsêmani, é decidir ser pressionado, suar sangue, ser julgado e condenado inocentemente, e até mesmo tomar a sua cruz e morrer nela, para a salvação de muitos. Duras são estas palavras, mas o verdadeiro amigo é aquele que dá a vida em favor dos seus amigos (Jo 15.13). Dar a vida não seria abrir mão dela para que outro viva? Não foi exatamente isso que nosso Salvador nos ensinou a fazer



Meu desejo é que essas palavras tenham ajudado você a definir o caminho para essa jornada de uma vida inteira, que determinará seu ingresso na Eternidade com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!



“E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho
para retribuir a cada um segundo as suas obras.

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Príncípio e o Fim.

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro,
para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.”

(Apocalipse 22.2-14)

Finalizamos este estudo, desejamos que o Espírito Santo te ajude a conhecer e praticar a santa vontade de Deus. Amém.



Projeto Benção em ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário