terça-feira, 24 de maio de 2011

CONVICÇÃO INABALÁVEL

Texto: Romanos 8:28

INTRODUÇÃO: Esse texto nos fala da convicção que Paulo tinha em seu coração, de que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. O que o apóstolo Paulo afirmou aqui, era resultado de sua experiência de andar com Deus diariamente; mesmo passando por grandes provações, tribulações, tentações, perseguições, Ele podia afirmar com toda a convicção: “Todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus...”.

1) ESSA CONVICÇÃO INABALÁVEL DE FÉ, NÃO É UMA MERA POSSIBILIDADE, É UMA CERTEZA INDESTRUTÍVEL – (ROM. 8:28)
a) Essa convicção de fé, é algo exato, concreto, real, verdadeiro, inquestionável. A presença de Deus em nós é que traz esta convicção. (II Timóteo 1;12).

b) A vitória dos filhos de Deus não é algo que cogitamos, imaginamos, sonhamos, almejamos; é algo certo, verdadeiro, confiável absolutamente garantido por Jesus, a quem pertence toda autoridade no céu e na terra (Apocalipse 17:14).

c) Essa convicção inabalável, não é a linguagem da possibilidade hipotética, mas a certeza vivida pela experiência. A fé em Jesus não lida com hipóteses, mas com fatos reais. Nosso triunfo não é uma vaga esperança, é uma certeza inabalável. (II Cor. 2:14; Heb. 11:1; Apocalipse 17:14).

d) No mundo atual marcado por incertezas, por promessas vazias, por mentiras, por crises e nossa convicção inabalável de fé na fidelidade de Deus e Sua palavra é nossa âncora, nossa bandeira, nosso firme fundamento (I Corintios 3:11).

e) Nossa convicção não é subjetiva, mas objetiva, concreta, real. Não temos uma fé cega. O objeto de nossa fé é Jesus, Ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Senhor dos Senhores, o Rei dos reis; Nossa fé é firmada em Deus nosso Pai, Ele é a verdade primeira e última, a verdade absoluta, a verdade que liberta, a verdade eterna (Apocalipse 1:8, 17, 18; 17:14; 21:6; 19:16).

f) A pretensa segurança deste mundo é uma grande farsa; sem Deus não existe estabilidade; a pessoa sem Deus caminha para o abismo eterno... (Ap. 20:15; Jo. 3:36).

g) A convicção inabalável de todos os servos de Jesus Cristo, que foram remidos, chamados, lavados, justificados, santificados por Deus, é que mesmo passando pelas provações, tentações, problemas, dificuldades, temos certeza plena de salvação e vida eterna (João 5:24; 10:28; Rom. 8:1; 10:9-10).

2) ESSA CONVICÇÃO INABALÁVEL NÃO É PORQUE NÃO TEMOS PROBLEMAS, AO CONTRÁRIO, É UMA CERTEZA ABSOLUTA APESAR DOS PROBLEMAS (ROM. 8:28).

a) A convicção de fé cristã convive com os problemas, com as tensões, com as provações, com as perseguições. Deus não nos promete uma vida sem problemas, mas nos garante sua presença em meio aos problemas – (Josué 1:5; Hebreus 13:5; Mateus 28:20).
Ex: Sadraque, Mesaque e Abdenego na fornalha de fogo – (Dan. 3:24-27)
Ex: Daniel na cova dos leões (Daniel 6:16-23)
b) No meio das circunstâncias mais difíceis, Deus nos revela sua glória.
Ex: João preso na ilha de Patimas deportado por causa da fé em Jesus, porém, naquela prisão Deus deu a ele a maior revelação de todos os tempos – o Apocalipse (Apoc. 1:9-11).

c) As circunstâncias mais adversas são usadas por Deus para o nosso crescimento, amadurecimento espiritual. No meio das adversidades o caráter de Cristo é formado em nós. O sofrimento é a escola de Deus, onde aprendemos lições de valor eterno. Até o Senhor Jesus, como Filho de Deus, aprendeu pelas coisas que sofreu (Hebreus 5:7-8).

d) A bíblia diz que as tribulações produzem perseverança, experiência e esperança, e nos levam a desfrutar do amor e da presença manifesta e gloriosa de nosso Deus. (Rom. 5:3-5).

e) Muitas vezes pode parecer que as coisas estão fora de controle, mas jamais estarão fora do controle de Deus. As mãos que deram origem e regem o universo, dirigem o nosso destino. As pessoas podem intentar o mal contra nós, mas Deus, na sua soberania e bondade, converterá esse mal em bem. (Gênesis 12:3; Gálatas 3:9, 17, 29).
Ex: Os irmãos de José intentaram o mal contra ele, e o venderam...mas Deus converteu o mal em benção, e honrou a José...a verdade escondida torna-se verdade revelada.

f) Deus está no controle de nossa vida. Ele converte nossos vales áridos em mananciais, nosso pranto em festa, nossas perdas temporais em ganhos eternos, a enfermidade em saúde, a tristeza em alegria, a maldição em bênção, a morte em vida.

3) ESSA CONVICÇÃO INABALÁVEL É UMA REALIDADE VIVIDA SOMENTE POR AQUELES QUE AMAM A DEUS DE TODO O CORAÇÃO – (Romanos 8:28)

Os que amam a Deus serão conduzidos em triunfo, protegidos por Deus, sustentados por sua graça e seu poder até chegarem na glória eterna.
(Jo. 10:28) (Mat. 25:34).

Estamos seguros nos braços de nosso Deus e Pai (Rom. 8:31). Com Deus somos mais que vencedores (Rom. 8:37). Ainda que o mundo se transtorne e a esperança seja banida da terra, os filhos de Deus continuarão firmes, confiantes, vitoriosos, triunfantes, com uma convicção de fé inabalável. (Salmo 46:1-7).

Nada poderá tirar do povo de Deus esta convicção de fé; nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso Senhor (Rom. 8:38-39). Deus é por mim; Deus está comigo; Deus está em mim. (Salmo 56:9; Rom. 8:31; João 14:23).

CONCLUSÃO
Nossa convicção inabalável de fé não é resultado de nosso esforço, mas é resultado da ação soberana do Senhor nosso Deus em nossas vidas.
Somos guiados pela fé na Palavra de Deus, sustentados pelas mãos de Deus; temos a presença de Jesus conosco, temos o Espírito Santo, temos a presença dos santos anjos de Deus conosco (Isaias 41:10; Mat. 28:20; Efésios 1:13; 5:18; Sal. 34:7).

O grande propósito de Deus para nossas vidas não é apenas nos levar para a glória, mas transformar-nos à semelhança do Rei da glória, o Senhor Jesus Cristo. À santidade é mais importante do que a nossa felicidade. Ser semelhante a Jesus é mais importante do que ser rico e famoso; é nesse processo de ser semelhante a Jesus que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles que amam a Deus

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário