terça-feira, 24 de maio de 2011

VIVENDO A SALVAÇÃO

Percebo que muitas pessoas entendem claramente o evangelho, têm uma experiência real com Cristo, mas têm dificuldade de colocar em prática a palavra de Deus.

A própria palavra de Deus nos adverte quanto a isso em Tiago.

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Tiago 1. 22

Este texto é claro em afirmar que aquele que não pratica a palavra está vivendo no engano. Eu prefiro afirmar que aquele que não pratica a Palavra é apenas um religioso.

Podemos definir o religioso como aquele que:

• Apenas vem aos cultos, mas não muda sua conduta;
• Reconhece coisas que precisa mudar, mas propositalmente não muda;
• Considera-se o dono da verdade. Tudo deve ser feito do seu jeito;
• O religioso é aquele que não está aberto para as mudanças que Deus quer fazer;
• Aquele que dá mais importância para a tradição do que para a novidade do Espírito;• Etc...

Analisando a palavra de Deus, procurei encontrar um caminho para que possamos viver de forma que agrade a Deus. Encontrei no texto de Filipenses uma orientação que pode basear uma reflexão sobre nossas vidas e o relacionamento com Deus.

Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em prática a salvação de vocês com temor e tremor.
Filipenses 2. 12

Uma proposta clara para não sermos apenas religiosos seria então desenvolver a nossa salvação e isso é possível se entendermos os três estágios da salvação.

A teologia ensina que a salvação existe em 3 estágios.

1 – Ato (O momento em que recebemos Jesus)
2 – Processo (Tempo que Deus usa para nos santificar e nos tornar parecidos com Jesus Cristo)
3 – Consumação (Estágio final, estaremos na glória com o Pai)


Dito isso, você deve estar se perguntando como você pode desenvolver, ou como colocar em prática a salvação. Eu gostaria de responder com três conselhos.


I - PRATIQUE O AMOR

Vejamos o que Jesus disse sobre o amor em...

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as tuas forças. Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes. Marcos 12. 30, 31

Este é o maior mandamento, ou seja, toda a lei se resume nestes dois mandamentos. Se eu pudesse resumir o cristianismo, eu resumiria apenas nestes dois versos.

AME A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E O PRÓXIMO COM A VOCÊ MESMO .Ame a Deus mais...

DO QUE O SEU CASAMENTO, DO QUE SEUS FILHOS, DO QUE O SEU TRABALHO E DO QUE OS SEUS BENS

É impossível dizer-se cristão e colocar qualquer coisa em primeiro lugar em nossas vidas que não seja Deus. Se somos filhos de Deus, então devemos amá-Lo mais do que qualquer coisa.

Mas o que falar sobre o amor ao próximo??? Vejamos...

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu lhes ordeno. João 15. 12 – 14

Amar o próximo como a si mesmo é amá-lo tanto quanto Deus o amou. O amor ao próximo deve, então, ser um amor de entrega.

Cristo se entregou a morte por amor a nós e ele nos ensina a amar nosso semelhante da mesma forma.

Num certo momento Jesus disse:

Façam aos outros o querem que eles vos façam. Mateus 7. 12

Amar o próximo consiste em oferecer a ele o que você gostaria para você.

II – PRATIQUE A PALAVRA

Sejam praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-se a si mesmo. Pois o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz no que fizer. Tiago 1. 22 e 25

Quer ser feliz? Pratique a palavra!

Jesus afirmou que nós erramos por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus. Mateus 22. 29

Se você quer ser feliz em tudo o que você fizer, se quiser colher êxito em todos os seus sonhos, comece a conhecer e praticar a palavra de Deus, assim o risco de erro é minimizado.


III – PRATIQUE A SANTIDADE

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alerta e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, como eu sou santo”. I Pedro 1. 13, 16

Eu coloquei a santidade depois da prática da palavra, porque para ser santo, você precisa conhecer a palavra.

Não basta só conhecer, é preciso crer na palavra de Deus, crer nas promessas de Deus para sua vida, caso contrário, você será moldado pelo padrão do mundo.

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santificação.I Tessalonicenses 4. 7

VIVA ESTA GRANDE SALVAÇÃO EM CRISTO!



Em Cristo,

Projeto Benção em ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário