terça-feira, 24 de maio de 2011

CUIDE BEM DA SUA EMBARCAÇÃO

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12.1-2



Para navegar, você precisa cuidar bem da embarcação. Vamos considerar nessa mensagem que você é como uma embarcação que deve percorrer os mares revoltos dessa vida até o seu destino final. A Bíblia usa várias metáforas que descrevem a nossa condição de Deus. Ele nos chama de templo do Espírito, edificação de Deus, lavoura de Deus, vaso etc. Essas metáforas apontam para o fato de que somos um território de domínio de Deus, o lugar onde Deus quer habitar. Como tal, precisamos reconhecer que Deus quer preencher todos os espaços de nossa vida. Sabemos que no coração do homem há um vazio tão grande que só Deus pode ocupar.

Pensando nisso, a Bíblia recomenda que cuidemos muito bem desse espaço. Essa tarefa é nossa. Sua vida é um bem precioso que Deus entregou em suas mãos para você cuidar bem. Não estou falando de seu corpo. Estou falando de seu caráter, sua mente, suas emoções, suas decisões, tudo o que envolve a sua vida.

Podemos cuidar de nossa vida de um modo positivo e de um modo negativo.

Observe como a Bíblia nos diz: se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Paulo fala isso como se fosse um clamor para uma necessidade imperiosa: “Rogo pela compaixão de Deus”. Sua vida é um bem precioso para Deus e tudo o que Ele espera é que você a consagre inteirinha pra ele.

Isso quer dizer que você precisa cuidar bem de si mesmo. Mas há algo mais que você precisa cuidar. No campo da espiritualidade, todos nós ainda temos muito a realizar.

Quero apresentar a você alguns cuidados que o texto de Romanos 12.1-2 lembram a respeito de nós mesmos.

1. Faça um pacto com Deus

“... este é o culto racional de vocês.”

Uma vida com Deus começa com uma decisão pessoal de experimentar o que Ele tem proposto a nós. Ele nos fez com o propósito de adorá-lo.

Deus tem acompanhado a você e tem aguardado o momento para abrir as janelas dos céus e abençoar a sua vida com toda a sorte de bênçãos espirituais.

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”. Efésios 1.3

Mas Deus não vai impor isso a você. Ele espera que isso seja uma decisão pessoal, que você aplique sua vida para ter uma experiência real e profunda com o Senhor.

Veja como a Bíblia diz. Esse é o modo como Deus espera que você faça:

“Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em sua vida, elas farão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam operantes e produtivos.” 2 Pedro 1.5-8

2. Estabeleça princípios para o cuidado de si mesmo

“... se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.

Oferecer a vida em sacrifício nessa passagem bíblica corresponde a uma vida que agrada a Deus. É claro que você precisa fazer ajustes, há renúncias que precisão ser feitas, há escolhas que precisam ser feitas, há decisões que precisam ser tomadas, há um esforço a ser empreendido. Mas de forma alguma isso quer dizer que Deus deseja que você se sacrifique.

É muito importante lembrar que a vida cristã não é uma vida de proibições, mas uma vida de princípios. Existem três princípios que demonstram como você está construindo o seu relacionamento com Deus, de que maneira você está cuidando de si mesmo para se apresentar diante de Deus. São os princípios do cuidado de si.

Princípios do cuidado de si:

- generosidade em lugar da prosperidade

- humildade em lugar da auto-suficiência

- santidade em lugar da autoconfiança

Estes princípios estão na contra-mão do que você tem ouvido no mundo. Para Deus o que importa é o quanto você é generoso, humilde e santo.

3. Reconheça a grandeza de Deus à sua volta

“... para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Reconheça que sem Deus não dá. Você precisa desenvolver a capacidade reconhecer isso em todo o tempo. Para isso, Deus tem muitas formas de falar, Deus tem muitas formas de agir, Deus tem muitas formas de estar presente.

Além disso, você precisa descobrir que a vontade de Deus para a sua vida é sempre boa, agradável e perfeita. Mas você quer conhecer a vontade de Deus para quê? A única razão para isso deve ser a de colocá-la em prática. Deus está interessado em usar a sua vida como um instrumento. Como uma embarcação, Deus quer que você seja útil para ele.

Veja o conselho de Pedro:

“Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência. Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom. À medida que se aproximam dele, a pedra viva – rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.” 1 Pedro 2.1-5

4. Comece a construir sua identidade com Deus agora mesmo.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente”.

Qual o seu referencial para se tornar uma embarcação perfeita, própria para o uso do Senhor? O seu modelo é Jesus Cristo. Por isso a recomendação de Paulo. Não sigam o padrão da maioria das pessoas, o seu padrão é Cristo. Mas para isso você precisa mudar a sua maneira de pensar, você precisa ajustar o seu modo de pensar ao modo de pensar de Deus.

O objetivo de toda o cuidado de si é tornar você com o caráter semelhante ao de Cristo. Essa é a sua identidade com Deus: ter a semelhança de Cristo.

A Bíblia diz:

“Pois o que dantes conheceu, também os predestinou para serem a imagem de seu Filho...” Romanos 8.29.

Duas realidades a respeito disso:

a) isso leva tempo

b) isso envolve um primeiro passo

Você precisa assumir um compromisso de ser um instrumento útil nas mãos de Deus. Lembre-se que nós nos tornamos o que nos comprometemos a ser. É isso que pode fazer de você uma pessoa madura espiritualmente.

Conclusão

O conselho de Paulo a Timóteo:

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2.15

Não importa quanto tempo isso leve, comece já.

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário