terça-feira, 24 de maio de 2011

Conhecendo o centro da vontade de Deus para minha vida!” parte 4

TERCEIRO PASSO: BUSCANDO A FORMA DE CRISTO

“E TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DA VOSSA MENTE”





Seria possível pensar com a mente de Cristo, ou sentir conforme o Seu coração? Seria possível guiar as vontades e desejos da alma de modo puro e santo, de modo que nossa jornada seja conduzida unicamente pela boa, agradável e perfeita vontade de Deus? Sim, é possível. A Bíblia diz: “Mas nós temos a mente de Cristo” (1Co 2.16), e também: “Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Hb 8.10). Porém, para isso acontecer, nós precisamos alcançar algumas etapas em nossa jornada, o que veremos a seguir:





“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito”



Quando Nicodemos, um mestre religioso em Israel, foi visitar Jesus como está escrito em Jo 3, o Senhor foi direto ao assunto: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3), e mais adiante Ele questionou Nicodemos: “Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” (Jo 3.10). Ou seja, para compreender os mistérios de Deus, pensar com a mente de Cristo e caminhar na vontade de Deus, o primeiro passo é nascer de novo, ou seja, abrir mão de velhos costumes, hábitos, pensamentos, ideologias, e viver uma nova vida em Cristo, como uma criança Ou seja, o primeiro passo é ser como criança: “Em verdade vos digo que se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus” (Mt 18.3).





Implantando a Palavra de Deus em nossos corações



Agora, não basta apenas “ser como criança”, mas é necessário também abrir nossas mentes e corações para receber uma nova instrução, a Palavra de Deus, que é a única verdade. Jesus disse assim em Mt 24.35: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão”. Vejam o que Paulo disse em Fp 3.7-8:



“Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo.”

“Sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência
do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor;
pelo qual sofri a perda de todas estas coisas,
e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo.”



Vamos analisar os detalhes da afirmação do Ap. Paulo: o que para ele era lucro, ou seja, algo valioso, precioso, vantajoso, ele considerou como perda por amor de Cristo. Quando Cristo entra em nossas vidas, aquilo que antes tinha valor passa a não valer mais. Paulo afirmou também que considera todas as coisas como perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus. Ou seja, conhecer os mistérios de Cristo passou a ter muito maior valor para Paulo do que todas as outras coisas. Ele deu valor ao que realmente tem valor, e desprezou aquilo que não merecia valor. Além disso, ele afirma que sofreu a perda de todas essas coisas, o que deve ter sido custoso ou difícil para ele. Mas mesmo assim considerou tudo isso como “refugo”, ou seja, algo desprezível e descartável, para que pudesse ganhar a Cristo, o que é muito mais precioso.



Aprendemos com isso que, para Paulo, o mundo perdeu todo o brilho diante da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus. Ter a mente e o coração de Cristo vale mais que tudo neste mundo. Vejamos também o que o Ap. Tiago disse a esse respeito:



“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” (Tg 1.17)

“Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas.” (Tg 1.21)



Ou seja, tudo o que é bom só pode vir do Alto e é de lá que devemos buscar. Somente em Deus há virtude, somente em Deus há amor, e somente em Deus há paz e salvação para as nossas almas. Não se encontra essas coisas em nenhuma outra pessoa ou lugar, mas somente em Deus. Paulo outra vez recomendou isso: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.” Ou seja, é somente Deus quem pode implantar em nossas mentes e corações tudo o que é bom. Como citou o salmista: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” (Sl 119.11). Essa é a segunda condição para ter a mente e o coração de Cristo: receber a Palavra de Deus como um tesouro escondido, uma fonte de vida, a luz que ilumina o nosso caminho para a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.



Continuação...parte 5



QUARTO PASSO: ENTRANDO NO SANTO DOS SANTOS

“PARA QUE EXPERIMENTEIS QUAL SEJA A BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA VONTADE DE DEUS”



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário