terça-feira, 24 de maio de 2011

LIBERTE-SE DO PASSADO‏

mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. (Filipenses 3.13)

Muitas pessoas não são felizes por não conseguirem libertar-se do passado. Por não se desprenderem das mazelas da vida, dos problemas herdados na infância. São pessoas que estão ligadas mentalmente à estes problemas, e não conseguem viver o presente com alegria, pois nunca se esquecem ou se libertam do triste passado.

Um detalhe importante: Para viver feliz é preciso se libertar, confessar e deixar para trás todas as experiências de ruins e traumas do passado.

Por que muitos lares cristãos estão vivendo em constantes conflitos?

Esses conflitos na maioria das vezes são inerentes ao meio e circunstancias que vivemos [ontem e hoje]. São resultados da nossa alienação, da nossa fraqueza mental, da própria injustiça social, da violência que às vezes começa próprio dentro do lar. Enfim, os conflitos têm distintos pontos de origem. Mas geralmente estão associados ao passado de uma pessoa.

Isto não deve ser tomado como via-de-regra, mas vamos analisar a situação dentro deste ponto de vista: as pessoas que não conseguem se libertar de heranças [malditas] contraídas no passado e transfere-as para sua vida presente.

Mas o fato é que, na maioria dos casos o sofrimento está profundamente associado a transferência da herança trazida de dentro da casa dos pais para o novo relacionamento.

Os problemas são gerados porque duas pessoas com heranças diferentes se unem.

Isso pode justificar em muito o sofrimento do lar. Mas é preciso saber até que ponto se quer sofrer por causa dessa herança. Mas, na maioria das vezes a bagagem está sobrecarregada de entulhos e sujeiras colhidas no passado assombroso e triste. Bagagens de terríveis sofrimentos.

Essa situação é tão emblemática, pois que, além de essa pessoa sofrer com isso, ela também faz com que outras pessoas sofram junto com ela.

Que tipo de herança você herdou de sua casa paterna?

Superando abusos, carências e traumas da infância

Esses fardos têm sua origem no convívio familiar, e são claramente identificados como a ausência de afetividade, depressão, medo e traumas em conseqüência de problemas sofridos geralmente no período da infância e adolescência.

Abusos estes que podem ser destacados em quatro áreas:

Abusos verbais:

Abusos Físicos: Do que você apanhava?

Abusos emocionais:

A falta de carinho na infância é o problema da carência de muitas pessoas adultas hoje. Porque as pessoas são possessivas, ciumentas? Na maioria das vezes isso é o reflexo de uma infância sem amor, sem afetividade, sem carinho, sem elogio.

A ausência de carinho e afetividade da infância são transferidos para o novo lar. E o problema é que alguém terá que dobrar a sua atenção a esta pessoa, seja o marido ou a mulher para administrar esse problema.

Qual o tipo de herança você herdou da casa paterna? Quais são os resultados desses traumas?

Depressão aguda. A pessoa está sempre pra baixo. Ela não consegue viver feliz. Ela se torna uma pessoa dependente. Não consegue gerar alegria no ambiente onde vive.

Mentir. A mentira é um mal que tem suas raízes numa infância traumatizada. A criança passa a ter medo de falar a verdade com medo de apanhar.

Abuso de Álcool. Muitos se enveredam para as drogas e bebidas alcoólicas.

Sentimento de Solidão. A vida da pessoa é um profundo vazio. Ela sempre se sente só. Mesmo 24 horas com alguém ao seu lado, ela é capaz de se sentir só.

É preciso você perdoar os seus pais, a si mesmo, ou outros que passaram em seu caminho..

Você está disposto a olhar com os olhos de Jesus para eles

Peça perdão pelos seus erros também.

É preciso ter disposição para perdoá-los por tê-los ferido. Não os culpe mais.

Lembre-se apenas das coisas boas.

Esqueça as coisas ruins.



LIBERTE-SE DO PASSADO
Queridos irmãos vivamos plenamente o dia de hoje.
Devemos sonhar com o futuro que pertence a Deus e crermos que iremos alcançá-lo.
Uma coisa que jamais deve acontecer conosco é ficar preso ao passado.
“Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele” – Sl 118.24

“Prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” – Fp 3.12-14

Paulo ensina que jamais devemos nos prender ao passado.
O tempo que vivemos hoje é um presente de Deus.
Devemos agradecer a Deus todos os dias por tudo que Ele nos tem proporcionado.
Viva o dia de hoje... Pense no futuro... Liberte-se do passado.



Projeto benção em Ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário