terça-feira, 24 de maio de 2011

SEMELHANTE A CRISTO

Deus já sabia o que ele faria desde o início. Ele decidiu desde o princípio moldar a vida daqueles que o amam com os mesmos parâmetros da vida de seu Filho [...] Nele, vemos a forma original planejada para nossa vida.” (Romanos 8:29)

“Olhamos para o seu Filho, e vemos o verdadeiro propósito de Deus em tudo que foi criado.”(Colossenses 1:15)

Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo.

Desde o princípio, o plano de Deus tem sido fazê-lo à semelhança de seu Filho, Jesus: “Então disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn. 1:26). Não sabemos tudo que essa frase abrange, mas conhecemos alguns dos aspectos que ela inclui: tal como Deus, somos seres espirituais – nosso espírito é imortal e sobreviverá ao nosso corpo terreno; somos inteligentes – podemos pensar, ponderar e solucionar problemas; como Deus, nós nos relacionamos – podemos dar e receber amor verdadeiro e somos dotados de consciência moral – podemos discernir entre o certo e o errado, o que nos torna responsáveis diante de Deus.

É importante esclarecer algo: você jamais será igual a Deus. Somos criaturas, jamais seremos o Criador. Deus não quer que você se torne um deus; Ele quer que você se torne santo – que assuma valores, atitudes e caráter próprios d’Ele. A Bíblia diz: Busquem uma maneira completamente nova de viver – uma vida moldada por Deus, uma vida renovada no interior e que se demonstre na conduta de vocês, à medida que Deus reproduz detalhadamente o caráter dele em vocês. (Ef. 4:22)

Lembre-se sempre, você existe para cumprir os propósitos de Deus e não para que Deus cumpra os seus propósitos.



A OBRA DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS EM VOCÊ

É tarefa do Espírito Santo produzir um caráter semelhante ao de Cristo em você. Este processo é chamado de santificação. Somente o Espírito Santo tem o poder de realizar as transformações que Deus deseja para nossa vida (Filipenses 2:13).

A questão para refletir hoje, então, é: Como esse processo acontece em minha vida? Qual é a minha parte nesta historia?



1. Devemos cooperar com o trabalho do Espírito Santo.

A Bíblia compara o crescimento espiritual a uma semente, a uma edificação e a uma criança em crescimento. Cada metáfora exige uma participação ativa: sementes devem ser plantadas e cuidadas, edificações devem ser construídas — elas não aparecem simples­mente — e crianças devem comer e se exercitar para crescer.

Embora esforço não tenha nada que ver com salvação, está relaci­onado com o crescimento espiritual. Pelo menos em oito ocasiões no Novo Testamento recebemos a ordem de nos esforçarmos (Lc 13:24, Rm 14:19, Ef. 4:3, II Tm 2:15, Hb 4:11, 12:14, II Pe 1:5 e 3:14) em nosso crescimento, até nos tornarmos semelhantes a Jesus. Você não fica apenas por ali, à espera de que isso aconteça.

Paulo explica em Efésios 4.22-24 os três deveres para nos tornar­mos semelhantes a Cristo. Em primeiro lugar, devemos abandonar nossa antiga maneira de agir; em segundo lugar, devemos mudar nossa forma de pensar; em terceiro lugar, precisamos “ad­quirir” o caráter de Cristo ao desen­volver hábitos novos e dignos de Deus.



2. Deus usa sua Palavra, as pessoas e as circunstâncias para moldar você. Os três fatores são indispensáveis para o desenvolvi­mento do caráter.

A Palavra de Deus supre a verdade que precisa­mos para crescer, os filhos de Deus suprem o apoio que precisamos para crescer e as circunstâncias suprem o ambiente que precisamos para pôr em prática as características de Cristo. Se você estudar e aplicar a Palavra de Deus, se reunir regularmente com outros crentes e aprender a confiar em Deus nos momentos difíceis, certamente você se tornará mais parecido com Jesus.

Muitas pessoas presumem que tudo de que necessitam para cres­cer espiritualmente é estudo bíblico e oração. Mas, algumas questões da vida nunca serão transformadas somente por estudo bíblico e oração. Deus usa as pessoas. Ele normalmente prefere operar por meio de pessoas a realizar milagres, de forma que dependemos uns dos outros para alcançar comunhão. Ele quer que cresçamos juntos.

Em muitas religiões, as pessoas consideradas mais santas e ma­duras espiritualmente são as que se isolam das outras em monastérios no topo de montanhas, afastadas do pernicioso contato com outras pessoas. Mas esse é um mal-entendido grosseiro. A maturida­de espiritual não é uma busca individual e solitária! Você não pode crescer à semelhança de Cristo em isolamento. Você deve ter pessoas à volta e interagir com elas. Precisa fazer parte de uma igreja e uma comunidade. Por quê? Porque a verdadeira maturidade espiritual diz respeito a aprender a amar como Jesus amou, e você não pode ser semelhante a Jesus na prática sem que haja relacionamento com outras pessoas. Lembre-se: está tudo em torno do amor — amar a Deus e amar os outros.



Tornar-se semelhante a Cristo é um lento e longo processo de crescimento.

A maturidade espiritual não é instantânea nem auto­mática; é um desenvolvimento que durará o resto de sua vida. A respeito desse processo, Paulo disse: Isso irá continuar até que seja­mos maduros como Cristo é, e seremos iguais a ele (Efésios 4:13).

Você é um trabalho em execução. Sua transformação espiritual, no que se refere a desenvolver o caráter de Jesus, durará o resto de sua vida, e mesmo assim não será completada aqui na terra. Ela só estará terminada quando você for para o céu ou quando Jesus vol­tar.

Grande parte das confusões na vida cristã tem origem no desco­nhecimento da simples verdade de que Deus está muito mais inte­ressado em edificar seu caráter do que em qualquer outra coisa. Preocupamo-nos quando Deus parece silencioso a respeito de deter­minados assuntos, como: “Qual carreira eu deveria escolher?”. A ver­dade é que existem muitas carreiras diferentes, que poderiam estar de acordo com a vontade de Deus para sua vida. O que mais importa para Deus é que, seja qual for sua escolha, você a desempenhe com a postura de Cristo (I Coríntios 10:31). Deus está muito mais interessado em quem você é do que no que você faz. Nós somos seres humanos e não fazeres humanos. Deus se preocupa muito mais com seu caráter do que com sua carreira, porque você levará o caráter para a eternidade, mas não a carreira. Pense nisto!

CONCLUSÃO

Jesus não morreu naquela cruz apenas para que pudésse­mos levar vidas equilibradas e confortáveis. O seu propósito é muito mais profundo: ele quer nos tornar como ele, antes de nos levar para o céu. Esse é nosso grande privilégio, nossa responsabilidade direta e nosso destino final.



REFLEXÃO



Uma pergunta para meditar: No dia de hoje, em qual área de minha vida preciso rogar pela operação do Espí­rito Santo para me tornar mais semelhante a Cristo?



Partes ...“Uma Vida Com Propósito” de Rick Warren



Bell

Projeto benção em ação

26/04/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário