terça-feira, 24 de maio de 2011

RESISTÊNCIA

Eu vejo a resistência como a capacidade de não ceder, como a capacidade de não se deixar arrastar, de não se dobrar. Vejo a resistência, ao mesmo tempo, como uma virtude. Ela é uma virtude quando você não se dobra diante das investidas de satanás e de seus demônios.

A resistência é uma virtude quando você não se dobra a tentação, ela é uma virtude quando você se segura na vontade de Deus para a sua vida; mas a resistência também é uma fraqueza, e uma fraqueza terrível, quando a pessoa não se rende à Palavra de Deus, aos impulsos do Espírito Santo, à

instrução do Senhor.

Resista ainda que...

Hebreus 12.4: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue.” A resistência sempre tem um ‘até’, tudo resiste‘até’... Mas, em nossa própria vida, a Palavra do Senhor nos diz: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue

Vejamos alguns exemplos de resistência: José resistiu à mulher de Potifar. Gênesis 39 encontramos o relato sobre uma mulher que tentou a José, que se ofereceu a ele, porém o mais glorioso é contemplar a atitude desse grande homem: José resistiu. José não cedeu!

Em 1 Reis, capítulo 18, vemos Elias, no alto do monte Carmelo, resistindo aos profetas de Baal; era um momento de confusão em Israel, momento do juízo, da falta de chuva, os céus estavam fechados, havia uma situação muito delicada e difícil, o povo caminhava seguindo Baal e uma minoria caminhava seguindo ao Senhor. Fora preciso uma confrontação. Elias resistiu aos profetas de Baal e, depois da vitória, Israel se quebrou diante do Senhor e todos proclamaram: “Só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus.”

Jó experimentou os infortúnios e as situações mais difíceis da sua vida. Diante de momentos de desespero, a sua própria mulher lhe dissera: “Jó, amaldiçoa esse Deus e morre.” Jó podia contemplar tudo à sua volta, sua miséria, sua dor, sua angústia, mas ele resistiu à sua esposa dizendo: “Mulher, você fala como uma louca, você está agindo como uma louca” (Jó 2.9-10). Jó resistiu e pôde dizer: “[...] eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará (Jó 19.25.) Ele experimentou a resistência.

Vemos a resistência também em Neemias, na edificação dos muros de Jerusalém, experimentara a oposição de um homem chamado Sambalate. De acordo com a Palavra, Neemias resistiu ao inimigo. O muro precisava ser reedificado e mil situações foram levantadas para impedir que ele fosse erguido, mas Neemias resistiu aos adversários e o muro foi reconstruído.

No capítulo 4 do evangelho de Mateus encontramos Jesus no deserto resistindo ao diabo. Satanás tentou a Jesus, mas Ele resistiu! Jesus resistiu à tentação, também, quando o diabo disse: “Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.” (Mateus 4.9.) E o que fez o Senhor? Ele resistiu. É preciso oferecer resistência ao pecado, à carne, ao mundo, ao diabo, ao desânimo, à tristeza, à incredulidade, ao comodismo, ao egoísmo, à impaciência, à vaidade e a tantas outras coisas.



Enfim, temos muitos exemplos de resistência na Bíblia

A resistência tem que ir às últimas consequências, por isso a Palavra diz: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue.”

Em Filipenses está escrito que o Senhor foi obediente até a morte, e morte de cruz.

A obediência à vontade do Senhor na vida do seu Filho foi até a morte, e Jesus se agradava em fazer a vontade do Pai. Aqui, a Palavra nos deixa um desafio dizendo: “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue.” A resistência não tira férias, não pode sofrer interrupções, ela é linear, é contínua, tem que cumprir o seu papel indo até à morte. Por isso o Senhor, em Apocalipse, traz esta palavra: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 2.10, parte final).



Deus te guarde de todo mal.

Bell

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário