domingo, 15 de agosto de 2010

AS BÊNÇÃOS DO TEMOR DO SENHOR DEUS

Dentro do capítulo 2 de Provérbios, vemos uma atitude de busca incessante, dependência completa e obediência à Palavra de Deus que irão render ao sábio o temor do Senhor, o princípio da sabedoria (Pv 1.7). A sabedoria reservada pelo próprio Senhor, que irá livrá-lo(a) do homem perverso e da mulher imoral. Em outras palavras, o temor do Senhor nos motiva a uma vida de santidade marcada por decisões dentro do caminho de integridade. Mas existe mais.

Quais são as bênçãos do temor do Senhor? Como que os sábios são abençoados por andarem nos caminhos do temor do Senhor? E qual o resultado dos perversos? É o que Provérbios 2.20-22 nos ensina:

“20. A sabedoria o fará andar nos caminhos dos homens de bem e a manter-se nas veredas dos justos.”Gosto demais disso: “a sabedoria o fará...” É o resultado de quem vive a intensidade dos versículos 1 a 4. A dependência no Senhor irá resultar na sabedoria que o guiará nos caminhos da integridade. Talvez esse conceito fique mais claro quando pensarmos nas implicações de Provérbios 5.21, “O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos.” Pare e pense um pouco, Deus é onisciente e Onipresente, então tudo Deus está vendo. Pois é, o temor do Senhor é o princípio da vida de sabedoria. Quando tememos genuinamente ao Senhor, nossas decisões são influenciadas pela realidade de Sua presença constante, examinando nossas decisões e corações. Nada escapa aos olhos do Senhor.

O problema é que tememos a opinião de homens mais que a avaliação justa do Senhor. O resultado é uma vida inconstante, que falta a integridade que marca a santidade e a sabedoria dos filhos de Deus. Por isso que a expressão “a sabedoria o fará” não serve como desculpa para sua tolice. Puxa, pesado, né?! Na verdade, essa é uma bendita realidade que nos motiva a uma dependência maior. Nos leva a uma busca incessante de nossa fonte de sabedoria, Deus.

“21. Pois os justos habitarão a terra, e os íntegros nela permanecerão. 22. mas os ímpios serão eliminados da terra, e dela os infiéis serão arrancados.” [Para entender corretamente esses versículos, temos que lembrar: de seu autor humano e seu contexto teológico. Salomão escreve dentro da comunidade de Israel, debaixo de alianças condicionais do tipo obediência/bênção e desobediência/maldição. Era um contexto onde a terra representava a bênção do Senhor sobre Seu povo. Aqueles que desobedeciam eram removidos da bênção da terra e ingressavam numa peregrinação maldita, O princípio se aplica hoje na medida em que a ordem natural de causa e efeito ainda está em vigor. Obediência aos princípios divinos leva a uma vida abençoada de acordo com a Palavra.

Concluindo:

-O temor do Senhor em ação. O que o temor do Senhor opera na vida do sábio é de valor inestimável. De certa forma, a sabedoria que o temor do Senhor traz guardará o sábio das conseqüências horripilantes de decisões insensatas (Provérbios 2.11-19).

-As bênçãos do temor do Senhor. Temer ao Senhor traz bênçãos reais. Existe um relacionamento de causa e efeito no mundo em que vivemos que foi criado por Deus. Essas bênçãos são resultados gerais e comuns para aqueles que vivem no caminho de integridade (Provérbios 2.20-22).

Tem que confiar em Deus”. Provérbios 3.5, 6

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Nos desafia a viver uma vida de confiança irrestrita, sem áreas controladas e manipuladas por nós. Pense nisso: confiança irrestrita!



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário