domingo, 15 de agosto de 2010

Série: BEM AVENTURANÇA => MISERICÓRDIA

“Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” Mateus 5:7


Esta Bem-Aventurança é consequência das primeiras. É um teste para sondarmos nosso caráter cristão. Ela nos chama a atenção para uma questão central do Evangelho: a ênfase no nosso ser.
No dicionário, a palavra “misericórdia” significa: compaixão pela desgraça alheia, dó, perdão, pessoa sempre disposta a encobrir ou a perdoar as faltas de outrem. Mas, neste texto, “misericórdia” expressa um sentimento vindo do amor de Deus, e do coração daqueles que são nascidos e guiados pelo Espírito Santo.

CONCEITO BÍBLICO DE MISERICÓRDIA
“Misericórdia” é uma disposição da alma, de ser semelhante a Cristo, ter os mesmos sentimentos de Jesus ao encarar amigos, inimigos, desprezados e pecadores. É uma manifestação de conduta. O misericordioso usa de bondade ao julgar os outros. Procura o melhor, não o pior.
Tem compaixão das tristezas e sofrimentos do próximo e age para as suavizar. A Parábola do Bom Samaritano ilustra isso. Já vimos pelos estudos anteriores que o Senhor Jesus nos dá um ponto de vista duro e realista do mundo. É uma condição interior se revelará a si mesma numa relação exterior.

Misericórdia é uma das palavras mais usadas no Antigo Testamento. Ela ocorre mais de 150 vezes e, na maioria dos casos ela se refere a Deus e às ações de Deus. No Novo Testamento ocorre 27 vezes, e em cada um dos casos tem um rico significado. É a expressão do seu amor e da sua graça. É impossível entender a misericórdia separada de Deus.
Para melhor compreensão do conceito bíblico de misericórdia, estudemos este tema como qualidade inerente ao caráter da Trindade divina:
1. A Misericórdia de Deus Pai
Na sua misericórdia, Deus, o Pai, revela-se piedoso e compassivo para com os que se acham em estado de misericórdia espiritual, sempre pronto a socorrê-los. Ele é misericordioso com o pecador, mas é rigoroso com o pecado.
A Bíblia apresenta a misericórdia e a benignidade de Deus como algo gratuito: “Faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos” (Deuteronomio 5:10) e “Pois a tua misericórdia é grande até aos céus, e a tua verdade até às nuvens”(Salmo 57:10).
O salmista afirma que “a terra está cheia da bondade do Senhor” (Salmo 33:5). Diz o profeta Jeremias: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim”
(Lamentações de Jeremias 3:22).
A misericórdia não pertence naturalmente ao ser humano. Não se trata de característica natural do coração humano. A misericórdia pertence a Deus. Jesus ensinou isto em Lucas 6:36: “Sede pois misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso”.

2. A Misericórdia de Deus Filho
A Bíblia diz que “Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo...” (II Coríntios 5:19).Jesus foi a misericórdia e a bondade de Deus personificada. A quem merecia o castigo, Ele perdoou e salvou. A quem merecia censura, Ele confortou. Lucas diz de Jesus: “o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo”
(Lucas 10:38).
Não há melhor exemplo de demonstração de misericórdia do que o próprio Senhor Jesus:Do princípio ao fim, a vida de nosso Senhor foi de misericórdia.

DEMONSTRAÇÃO DA MISERICÓRDIA

Assim como a misericórdia da Trindade é uma expressão do amor divino, de igual modo é de esperar que se o amor de Deus habita em nós, sejamos repletos de misericórdia, e que a demonstremos no nosso viver diário com as demais pessoas. Quando, como e a quem demonstrar um espírito misericordioso?Vejamos
1. É Altruísta
Paulo diz: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6:9). A misericórdia é o reverso do egoísmo. Quando somos egoístas, tudo o mais tem uma consequência imediata em nós,a exemplo do nosso Mestre que fez bem a todos (Atos 10:38), continuemos a fazer o bem a todos os momentos.
2. É Ativa
A exemplo o samaritano: A compaixão pode derramar lágrimas de simpatia, porém a misericórdia atua. Jesus nos pede e diz: ”Vai, e faze da mesma maneira” (Lucas 10:37).
Façamos bem ao nosso semelhante. Não importa que ele desconheça o bem que lhe estamos a fazer. É Deus quem recompensa as ações dos justos.
3. É Personalizada - Ter misericórdia não significa somente simpatizar com alguém, ou ter piedade de alguém, mas sim, experimentar algo em total identificação com outra pessoa.
4. A Misericórdia Conduz ao Perdão
Jesus tinha algumas coisas duras que dizer acerca do perdão: “Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas” (Mateus 6:15). Sem dar o perdão não se pode obter o perdão. Tiago diz: “Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa no juízo” (2:13).
O ensino constante de todo o Novo Testamento é que só os misericordiosos receberão misericórdia. (Mateus 6:12,14 e 15).
Também, na Parábola de Jesus sobre o credor incompassivo (Mateus 18:32-5. Aos Entes Queridos
Devemos demonstrar amor e cordialidade para com todos, mas principalmente para com os da nossa própria família. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente da sua família negou a fé, e é pior do que o infiel” (I Timóteo 5:8 ).
6. Aos Pobres e Necessitados
A falta e amor pelos pobres e necessitados é tão marcante hoje como no passado. A Bíblia diz: “Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre” (Salmo 41:1).
Lembremos aqueles quatro amigos do paralítico que o ajudaram a ir a Jesus (Mateus 9:1-8), ou, a atitude do Bom Samaritano para com o necessitado caído na estrada (Lucas 10:25-37).

BÊNÇÃOS DECORRENTES DA MISERICÓRDIA
Salmo 41 salienta as seguintes:
1. O Livramento de Deus (1-2)
A atitude de misericórdia para com o pobre é obra de Deus através de nós, pois assim como fizermos o Senhor também nos fará: “Aquele que atende ao pobre, o Senhor o livrará no dia do mal. O Senhor o livrará e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade dos seus inimigos”.
2. Conforto na Doença (3). Temos, porém, a promessa “que o Senhor o susterá no leito da enfermidade, e renovará a sua cama na doença”.
3. Triunfo Sobre a Traição (9-11)
Assim como Jesus, que só fez o bem, foi alvo da traição de um amigo íntimo, muitas vezes haveremos de sofrer a incompreensão de alguns dos nossos bons amigos e experimentar a mesma traição.
Quando isto ocorre, devemos continuar a ser misericordiosos para com esse irmão na sua fraqueza. Deus busca homens e mulheres, de espírito pacífico a transbordar de compaixão para encher o mundo da fragância do amor de Seu Filho.

A felicidade não está apenas em sermos alcançados pela misericórdia divina, mas também no fato de nos capacitarmos a exercê-la, porque assim como o Senhor nos amou, da mesma forma devemos amar o nosso próximo: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (João 15:12).

Projeto Benção em Ação




Somos a geração em que as marcas do sucesso serão seladas com o sangue
de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário