domingo, 15 de agosto de 2010

Série Bem Aventurança => SEDENTOS DE JUSTIÇA

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” Mateus 5:6

Amados irmãos no Senhor Jesus Cristo

Encontramos nesta última Bem-Aventurança uma exigência árdua para o mundo de hoje! Parece que o mundo cada vez menos aspira à justiça. Mas o Senhor Jesus não exigiu isso do mundo, e sim, daqueles que se propuseram a seguir a Sua Palavra.

Sabemos que a fome e a sede são instintos naturais para a sobrevivência do ser humano. Todos nós conhecemos a sensação de ter fome e sede, pois Deus nos criou com a natureza de sentir fome e sede. A cada dia sentimos fome e sede e, portanto, precisamos de alimento e água para fortalecer nossos corpos e assim nos mantermos vivos.
Em vários lugares na Bíblia, lemos sobre esta sensação de ter fome e sede. Na maioria das vezes, o sentido de ter fome e sede é literal (natural), é interessante observarmos que a Bíblia também usa os termos “fome” e “sede” no sentido figurado. No nosso texto, Jesus usa os termos “fome” e “sede” no sentido figurado:



Agora o Senhor dá mais um passo em seu ensino acerca do caráter e da conduta cristã dos seus discípulos, justiça: ele instrui “Não somente reconheça e deixe o mal e o pecado, mas busque o bem, faça o que é certo, obedeça a Deus”.Esse estilo de vida caracteriza todo aquele que é nascido de Deus conforme lemos em I João 3.9: “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando porque é nascido de Deus”;



Na Bíblia, a palavra “justiça” é usada em pelo menos dois sentidos básicos:

1) Justiça imputada ou justificação: o ato de Deus pelo qual ele nos liberta da culpa do pecado e nos declara justos em virtude da obra redentora de Cristo.

2) Justiça ética (santificação): conduta íntegra de conformidade com a lei de Deus e que agrada a Deus. Devemos definir o significado da palavra justiça dentro do contexto em que a mesma é usada



O propósito da prática da justiça na vida do crente é a glória de Deus e não os elogios dos homens;

Ter fome e sede de justiça significa ter o desejo intenso e contínuo de viver conforme a vontade de Deus revelada em sua lei. Busquemos intensamente e mais do que tudo na vida um viver justo e íntegro diante de Deus e dos homens

Significa, portanto, que a nossa fome e sede por justiça não deve ser momentânea nem deve depender das circunstâncias, mas contínua.

A justiça, também é caracterizada pelo amor a Deus e ao próximo.

Ao nos dar as bem aventuranças, o Senhor Jesus tinha também como propósito nos revelar o grande contraste que existe entre a atitude cristã por ele estabelecida e a atitude do mundo

Como cristãos devemos dar ouvidos e viver conforme o evangelho do Senhor Jesus Cristo. Todos nós devemos buscar aquilo que é essencial para nós: o desejo de praticar a justiça, o prazer de fazer a vontade de Deus e fazê-la, pois aquele que faz a vontade de Deus viverá eternamente (I Jo. 2.17).




OBSTÁCULOS A UMA VIDA DE JUSTIÇA
1. Ausência de Comunhão com Deus
Assim como é impossível a uma pessoa tomar duas direções opostas ao mesmo tempo, é igualmente impossível ao crente amar o mundo e ainda manter comunhão com Deus: “Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4:4).
2. Conformação com o Mundo
A conformação pura e simples com este inimigo e hostil a Deus, é capaz de impedir o nosso progresso espiritual. “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).
3. Falta de Alvo Espiritual
Muitos crentes hoje não sabem para onde vão e não sabem o que fazem. Por falta de objetivos na vida, não sabem no que culminará a sua caminhada com Cristo.

Paulo tinha um alvo na sua vida cristã. Ele dizia: “Prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3:14).

CULTIVANDO UMA VIDA DE JUSTIÇA
Como pode o cristão cultivar uma vida de justiça? Quais os meios à sua disposição para satisfazer a sua fome e sede de justiça? Entre outros distinguimos os seguintes:
1. O Estudo da Palavra de Deus
2. Prontidão para a Confissão dos pecados

3. Anelo pela Pureza
4. Simpatia pelos Injustiçados

BARREIRAS QUE NOS IMPEDEM DE SERMOS FARTOS
1. Incredulidade

2. Falta de perseverança.

3. Não vivem por fé, mas por emoção.

4. Cegueira e orgulho. Muitos são cegos para “ver” a mão de Deus por trás das dificuldades para os levar ao quebrantamento.

5. Traumas ainda não sarados. A amargura entristece o Espírito Santo e assim não conseguem perceber o amor de Deus. Precisa começar pelo perdão. Depois que o pecador alcançar vitória sobre a amargura, nasce uma luz de esperança em relação aos demais problemas



Então, irmãos! Como está o nosso apetite espiritual? Temos fome e sede da coisa certa? Desejamos a justiça? Temos prazer na lei de Deus? O desejo profundo e contínuo do nosso coração é obedecer a Deus, praticar a justiça? Lembrem-se: Somente os que vivem para Deus e buscam a sua justiça são verdadeiramente felizes, pois serão plenamente fartos (satisfeitos).



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário