domingo, 15 de agosto de 2010

Série: BEM AVENTURANÇA => MANSIDÃO

Mansidão = Estado de espírito de alguém que tem controle e domínio sobre seu temperamento e atitudes; calma; paciência; controle da situação; domínio próprio.


As Bem-Aventuranças nos vão aparecendo cada vez mais difíceis. A que estudamos agora é mais penetrante, a mais difícil que estudarmos.
Porém, nesta Bem-Aventurança, há algo mais penetrante: “Bem-aventurados os mansos”. Porquê? Porque nesta altura chegamos a um ponto em que nos começamos a preocupar com os outros. Até agora, temos vindo a contemplar-nos a nós próprios. Agora outros nos contemplam.

O CONCEITO BÍBLICO DE MANSIDÃO

Há quem julgue que ser Manso é o mesmo que ser fraco, não ter força, firmeza ou virilidade, ser covarde. Não é nada disso. Manso é aquele que pode combinar em sua personalidade, força e delicadeza, virilidade e suavidade, firmeza e ternura.

Noutras palavras, manso é alguém que conseguiu obter domínio próprio, por isso é capaz de empregar a força, mas também agir com cortesia, segundo a necessidade. É uma das qualidades do Fruto do Espírito! São muitos os exemplos bíblicos:
- Abraão –(Génesis 13:7-11). Jeremias – (Jeremias 1:4-9, 17), - Maria – (Mateus 1:38).
- Moisés – A Bíblia diz: “E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra” (Números 12:3). Sua conduta moral mostra isso mesmo. Apesar de ser manso, nunca fugiu da luta

- Jó – A mansidão mostrada por Jó é maravilhosa: “O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21).
- Estêvão – Contemplemos sua mansidão, pedindo perdão, e não vingança, para os que o apedrejaram até à morte: “Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu” (Actos 7:60).
- Jesus – É em Jesus que a mansidão (Mateus 11:29); e outra passagem Jesus mesmo se intitula de “manso e humilde de coração” (Mateus 11:28-30). Se humilhou, se fez servo e aceitou morrer na cruz. Que grande lição de mansidão ele nos dá quando diz: “...não seja como eu quero, mas como tu queres... faça-se a tua vontade” (Mateus 26:39, 42).

O QUE É MANSIDÃO?
Mansidão é negar nossa natureza para a ceder a Deus. O homem tem a oportunidade de escolher deixar-se moldar por Deus (mansidão) ou de se moldar a ele próprio. Pode dizer a Cristo: “não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). Os mansos são aqueles cuja natureza tem sido dominada e dirigida por Deus.
1. Não é uma qualidade natural
Todos os cristãos a devem possuir. Seja qual for o temperamento, o caráter que tenha, todos devem ser mansos, embora saibamos que isto não se pode mostrar facilmente. Mansidão significa força, porém força dominada. Vejamos:
- têm força, porém aprendem a dominá-la.
- sofrem agrafos, porém não pelejam por eles.
- têm vantagens, mas nunca se aproveitam delas em prejuízo dos outros.
- cooperam, melhor do que dominam.
- compartilham, melhor do que monopolizam.
- perdoam, em vez de se vingarem. Paulo disse: “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efésios 4:26).
DEMONSTRAÇÃO DA MANSIDÃO
Uma vez tendo aprendido o que é mansidão, Deus espera que a demonstremos em todos os momentos e para com todas as pessoas.
1. No trato com os irmãos
Pela mansidão de espírito somos levados a compreender e a ajudar o irmão faltoso, na tentativa de o recuperar, lembrando-nos que não somos melhores que ele, estando nós sujeitos às mesmas fraquezas (Gálatas 6:1).
2. No trato com os pecadores
Como Jesus, também nós devemos amar os pecadores e tratá-los com mansidão (II Timóteo 2:24-25).
3. No trato com os familiares
A nossa vida de piedade e de mansidão deve começar dentro do nosso próprio lar, entre os nossos familiares ( I Timóteo 5:8 ). A mansidão manda que o marido seja brando no trato com a sua esposa (I Pedro 3:7). Que a mulher respeite o seu marido (I Pedro 3:1). Que os pais não provoquem a ira aos seus filhos (Efésios 6:4). E que os filhos honrem e obedeçam a seus pais (Efésios 6:1-2).
4. No trato com a Igreja
O nosso respeito, carinho e mansidão para com a Igreja de Jesus Cristo, porque a Igreja não é propriedade nossa (I Tessalonicenses 2:7).
5. Com o Senhor Jesus Cristo
Os mansos são aqueles que se humilham perante o Senhor por reconhecerem sua total dependência do Mestre.

Vemos, assim, que a mansidão é a graça que enfrenta o ódio, a calúnia e a inimizade com toda a cortesia. É o contrário da inveja, da ira, do interesse e da vingança (Tito 3:1-7; Mateus 11:29; II Coríntios 10:1; I Coríntios 6:7; Romanos 12:16-21; I Pedro 2:19-23).

APRENDENDO A MANSIDÃO
A Bíblia diz que devemos aprender com Jesus, aquele que disse: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:29).

BÊNÇÃOS DECORRENTES DA MANSIDÃO
Para o mundo parece absurdo dizer que “os mansos herdarão a terra”. O que significa “porque eles herdarão a terra”? Que terra? Quando?
1. Os mansos já herdarão a terra nesta vida
2. Sem dúvida que também se refere ao futuro
Vejamos
1. Tiraremos mais valor de nós mesmos
2. Daremos mais valor aos outros
3. Tiraremos mais valor das coisas que nos rodeiam
4. Poderemos dominar melhor as coisas que nos rodeiam



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário