domingo, 15 de agosto de 2010

A integridade e a conduta da pessoa glorificam a Deus

Brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai” Mateus 4:16


A Integridade aponta para: retidão, honradez, pureza, inocência, castidade, moralidade e virtuosidade. Devemos atentar que a integridade do pessoa é medida pelo comportamento que ele demonstra em circunstâncias adversas, sem perder o equilíbrio emocional.
Os princípios básicos da integridade e honestidade dependem de um compromisso com Deus e sua Palavra (“E Daniel assentou no seu coração não se contaminar... Dn 1:5-8). Se observarmos com cuidado este posicionamento de fé em Daniel, veremos que a pessoa de Deus tinha uma identidade a preservar, e a sua história glorificou a Deus. A integridade é provida de uma convicção cujo fundamento é a fé. sem ela não há realização que perdure.
A integridade do pessoa vai gerando lealdade a Deus e aos seus superiores. Com a lealdade vem à estabilidade, que inclui a disposição de aceitar responsabilidade, tomar iniciativa e perseverar numa tarefa até que ela seja completada.

I. QUAIS SÃO AS RESPONSABILIDADES E DEVERES DE UM SERVO DE DEUS

- Ser subordinado (Jo 21:18; Mt 8:5-13, At 8; 26-27) Ex. Centurião e Filipe/Eunuco
- Identificar-se pelas obras (Mt 11:1-5, At 5:12)] “ Os cegos vêem, e os coxos andam... ”
- Zelar pela sua conduta (I Tm 3:2) “irrepreensível...”
- Ser obediente (Hb 13:17) “Obedecei a vossos pastores...”
- Ter consciência de sua chamada (Hb 5:4; Rm 9:16) “..senão o que é chamado por Deus”
- Servir com ideal (Cl 1:28-29; I Co 9:25-27) “aquele que luta de tudo se abstém..”
- Ser fiel : ( Deus, à Igreja e ao seu Pastor) I Co 4:2 “...cada um se ache fiel”
- A conduta do pessoa determina a sua recompensa (Rm 2:6, 9, 10, 11-16; Ap 22:12)
“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo,...

Obs. Deus avalia a pessoa não pela capacidade ou aparência, mas pela conduta íntegra. Lembre-se que ser usado por Deus, não significa estar aprovado por Deus.
Exemplos: Abel (Hb 11:4-5); Enoque (Gn 5:24); Jó (1:1-8) Daniel (Dn 10:5-12) etc...

II. QUAL DEVE SER A CONDUTA DO FILHO DE DEUS

- Irrepreensível - “convêm que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho...” (Tito 1:7)
- Santa - “Santos serão ao seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus...” (Lv 21:6), “mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante” (Tt 1:8)
- Paciente – “Antes, como ministros de Deus tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades nas angústias” (2 Co 6:4) ; “E ao pessoa do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos aptos para ensinar, sofredor” (2 Tm 2:24)
- Voluntária –”.. a quem enviarei e quem a de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim “(Is 6:8), “ apascentarão rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente: nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto” (1 Pe 5:2)
- Imparcial – “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que sem prevenção guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade” (I Tm 5;21)
- Sem cobiça – “nem cobiçoso de torpe ganância “(Tt 1:7)
- Humilde – “Humilhai-vos pois debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; “ (I Pe 5:6)
- Sem inveja – “Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros”(Gl 5:26), “...não quereis que de alguma haja pendências, invejas,iras,porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos 2 Co 12:20)
- Moral – “maridos de uma mulher, vigilante, sóbrio,honestos...” (I Tm 3:2 ; “Ficarão de fora os caos e os feiticeiros, e os que se prostituem (imorais) , e os homicidas...” Apoc 22:15)

CONCLUSÃO: Dignidade e integridade são atributos indispensáveis na vida De um filho de Deus, sem as quais não haverá equilíbrio e sustentação em sua vida espiritual. Se quisermos glorificar ao Pai Celestial precisamos cuidar da integridade. Portanto, Deus está em busca de pessoas que vivam uma vida digna e honrada no Evangelho e que expressam genuinamente a Sua vontade.



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário