domingo, 15 de agosto de 2010

QUE É QUE O SENHOR REQUER DE TI?

Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor requer de ti? Não é que temas o Senhor, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma” (Deuteronômio 10.12).



O livro de Deuteronômio combina mandamentos e exortações. Nele está contido o famoso Shemá : “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” (Deuteronômio 6.4). E no capítulo 10 temos esta pergunta: “que é que o Senhor requer de ti?” O próprio texto orienta para cumprimento de quatro ações:

1) Que temas o Senhor, teu Deus - Deus é santo e exige do seu povo comportamento semelhante ao dele. Como juiz, julga com justiça todo pecado, mas justifica os pecadores por meio da fé em Jesus Cristo. Quando tememos ao Senhor somos abençoados, pois, os olhos do Senhor estão sobre nós; somos sustentados; temos forte amparo; receberemos nosso galardão.

2) E andes em todos os seus caminhos - o Senhor se agrada quando andamos em seus caminhos, mas o ser humano é inclinado a tomar decisões à luz de sua própria consciência, por isso nossas mentes devem ser renovadas em Cristo. Ao andarmos em seus caminhos, o Senhor prospera tudo que fazemos, prolonga nossos dias, nos exalta.

3) E o ames - “de todo o teu coração, toda a tua alma, todo o teu entendimento e de toda a tua força” (Marcos 12.30). Nosso amor assim manifestado agrada ao Senhor mais do que qualquer sacrifício, rito ou obra. Aos que o amam, o Senhor corrige e prepara coisas que o olho não viu e o ouvido não ouviu. Deus voluntariamente nos amou de tal maneira que deu seu único Filho para nos salvar.

4) E sirvas ao Senhor, teu Deus - o modo de servir encerra o versículo: “de todo o teu coração e de toda a tua alma”. Assim como o amamos, devemos servi-lo. Servimos a Deus quando amamos o nosso próximo, vivemos em comunhão e testemunhamos de Cristo.

Deus requer que nos dediquemos integralmente a ele. “Ao Senhor, nosso Deus, serviremos e obedeceremos à sua voz” (Josué 24.24). Que esta seja a nossa resposta ao Senhor, sempre.



Bell

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário