domingo, 8 de agosto de 2010

O AMOR DE DEUS ASSOCIADO A SANTIDADE

”Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito do vosso entendimento; e vos revistais do novo homem que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:22-24).

Os versículos que eu considero como imprescindíveis à caminhada ao Reino de Deus, são aqueles que convidam o homem a ser santo, especialmente: “Como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto está escrito: sede santos porque Eu sou santo” (Pedro1:15-16).

A santidade é o principal requisito para se obter a vida eterna: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Há inúmeros textos na Bíblia Sagrada que destacam a importância da santificação na vida do cristão. O Amor de Deus, está associado à santidade. A essência de CRISTO é a santidade plena. Quem ama Deus procura ser santo. E ser santo significa se afastar dos pecados. Toda doutrina que não alia o Grande e Infinito Amor de DEUS à santidade é falsa, mentirosa. Veja o que está escrito em Provérbios: “Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem” (3:12). O Amor aborrece o pecado. “Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (Josué 3:5).

As pessoas não querem carregar a sua cruz, renunciar a si mesmas, abandonar a uma vida de pecados. A grande doutrina é aquela que faz o homem olhar para dentro de si e reconhecer-se pecador; que precisa nascer de novo e se renovar todos os dias; buscar mais a santidade. “Porque o Amor de DEUS nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram” (2 Coríntios 5:14). As bênçãos de DEUS, tudo o que JESUS fez por nós na cruz do calvário, o perdão aos nossos pecados e a certeza de que teremos uma morada junto a ELE deveriam nos tornar uma geração de adoradores gratos, buscando uma vida plena de santidade.
Ainda no princípio de Seu Ministério aqui na terra, JESUS nos chamou a atenção para duas qualidades básicas do cristão: sal e luz. O sal é o que faz a diferença no alimento; e a luz é a que brilha no meio da escuridão. Em outras palavras, é o despertar para a santidade. Eu preciso encontrar em mim essas duas qualidades essenciais. Eu preciso e devo me confrontar todos os dias; olhar para dentro de mim e colocar diante de mim todas as minhas falhas e omissões. Se não for por esse caminho, como poderei descobrir que preciso fazer mais? Como poderei me reconhecer pecador? Como poderei me convencer de que preciso ser um cristão verdadeiro, de bons frutos; e não apenas um crente de rótulos.

É verdade que DEUS nos ama e muito; que cremos no Grande e Infinito Amor que ELE tem por nós. É verdade que esse Amor faz o nosso DEUS estar de braços abertos para nos receber sempre que O procurarmos em sinceridade. As bênçãos vindouras através de uma vida santa também são verdade, assim como a morada, o lugar, o nosso canto privilegiado ao lado de DEUS no céu. Mas eu preciso antes de tudo isso, convencer-me de que preciso ser mais: ter compromisso com o Reino; evangelizar; orar; clamar, chorar, reações naturais que se tornam escassas com o tempo. Você e eu precisamos admitir que temos de nos preparar para receber a plenitude desse Amor. A convocação maior à santidade está em Romanos: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis, qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (12:2). Quem é de DEUS não se conforma em ver alguém se prostituindo, mentindo, traindo, embriagando-se, fumando, roubando, nem participa de nenhuma dessas coisas, porque isso é desagradável a DEUS.

Portanto não dá para pensar apenas no Amor de DEUS sem antes pensar em um viver santo, queremos agradar a Deus. O ser santo é uma característica da liberdade humana, por isso a ordem, o imperativo: “Sede!”. DEUS jamais daria uma ordem que não fosse possível de executá-la. A Santidade vem do esforço do homem. Este, por sinal, vem de uma confrontação interior. O homem que jamais está conformado, que busca a perfeição e a encontra, amparado pelo poder de DEUS em sua vida.
As coisas podem parecer muito difíceis para você. Mas não desista nunca de lutar. Todo aquele que luta, amparado pelo Amor de DEUS, consegue. O Amor de DEUS nos constrange a sermos santos, a fazermos as coisas certas. A nossa luta é pela coroa incorruptível. Que DEUS nos abençoe!



Bell – Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário