domingo, 15 de agosto de 2010

Série: As Bem Aventurança =>CONSOLAÇÃO

Felizes os que choram”! Parece um paradoxo! Um coração triste e quebrantado é bem-aventurado! Talvez seja esta a mais surpreendente declaração de Jesus nas bem-aventuranças. Sempre nos pareceu impossível extrair felicidade da infelicidade, encontrar alegria através das lágrimas.

É preciso, portanto, entender o que o Senhor Jesus está querendo dizer. No conceito humano, são felizes os ricos, os honrados, os de vida fácil e alegres, os que comem bem, etc.. Mas, no conceito divino, isso não é verdade. A felicidade não consta do que se tem, mas do que se é. Entretanto, nosso Senhor prometeu
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Em geral evitamos chorar.Deus nos deu essa condição. É uma terapia para o corpo e para a alma: alivia a angústia e alivia a tensão. É uma válvula de escape.

O QUE SIGNIFICA CHORAR?
O choro de que Jesus falou, é o choro produzido por um coração quebrantado, como fruto de arrependimento do nosso pecado e não por medo da punição divina. A Bíblia diz: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13). Bom é chorarmos arrependidos de nossas fraquezas. Tiago diz: “Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai: converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza” (Tiago 4:9). Foi o que fizeram:

1. Encontramos lágrimas pela morte dum ente querido(Mc 9:14-24).
2. Encontramos lágrimas de privação(Salmo 42:1-3).,(Acos 20:31 (Filipenses 3:18), salmo 126:5-6, fala-nos daqueles que “semeiam com lágrimas”. Diz o salmista que a semente regada com lágrimas frutificará: “segarão com alegria”.
3. Encontramos lágrimas de desejo (Números 11:4-6).
4. Encontramos lágrimas de arrependimento Pedro (Lucas 22:54- “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Ela descobre o “Deus de toda a consolação” (II Coríntios 1:3).
6. Encontramos as lágrimas de um irmão
José do Egito “E levantou a sua voz com choro...” (Génesis 45:1-2).
7. Encontramos as lágrimas de um profano” (Génesis 27:38).
8. Encontramos as lágrimas de um amigo(II Samuel 1:17-27
9. As lágrimas de uma congregação (Esdras 10:1).
10. As lágrimas do Salvador (Lucas 19:41-42). Sabemos que Jerusalém: “Jesus chorou” (João 11:35).

RAZÕES PARA CHORAR
Por quem chorar
É impossível contemplar o mundo, hoje, sem ter compaixão, e sem chorar a sua triste situação. São muitas as razões para chorar:

1. Choremos pela situação do mundo
2. Choremos por nós próprios
3. Choremos pela nossa Igreja
Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos a notifica” (Habacuque 3:2).
4. Choremos as nossas fraquezas
Reconheçamos que somos frágeis, pois é quando choramos que damos prova das nossas limitações e da nossa dependência do auxílio divino. Antes de recebermos poder, precisamos confessar a nossa fraqueza. Isaías “Ai de mim que vou perecendo, porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos” (Isaías 6:5). Quando choramos a nossa indignidade e o pecado, a resposta divina não se faz esperar: “Eu, mesmo, sou o que apago as tuas transgressões, por amor de mim, e dos teus pecados me não lembro” (Isaías 43:25).
5. Choremos pelo nosso pecado
“Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação” (II Coríntios 7:10). E Davi, disse: “Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do pecado” (Salmo 38:18).

AS BÊNÇÃOS DAS LÁGRIMAS
As lágrimas têm em si uma mensagem silenciosa do coração. A garantia dada pela Bíblia é a de que o Deus que sonda os corações, recompensará a cada um (I Coríntios 4:5). Muitas são as bênçãos resultantes das lágrimas derramadas perante o Senhor. Eis algumas:
1. A alegria
Jesus promete que a nossa temporária tristeza será transformada em alegria por altura da sua volta: “E o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará” (João 16:22).
2. Petições atendidas
Deus jamais desprezou um rosto banhado em lágrimas, quando sinceras, como o de Ana, que era estéril, mas desejava ardentemente conceber um filho: “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente... e o Senhor se lembrou dela... (I Samuel 1:10, 19-20).
3. O consolo do Senhor
O Senhor diz-nos: “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria” (Salmo 126:5). No Apocalipse lemos repetida a declaração de que um dia Jesus enxugará de nossos olhos toda a lágrima: “e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima” (7:17; 21:4).
A grande Bem-Aventurança do chorar, consiste no fato que o Senhor é o Consolador dos que choram. Amém



Projeto Benção em Ação




--
Somos a geração em que as marcas do sucesso serão seladas com o sangue
de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário