domingo, 15 de agosto de 2010

O PERDÃO - 2ª PARTE

Título da Mensagem: O PERDÃO - 2ª PARTE

"Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também". (Colossenses 3:13).

Fase 2: O que não é perdão?

As pessoas possuem a tendência de chamar de "Perdão" o que realmente não é.
Fazem coisas pequenas e julgam ter feito o bastante, deixando raízes invisíveis que trazem conseqüências muito graves. Perdoar não é:

Não é só esquecer. Se você sublinhar a ofensa, escondê-la dentro do seu subconsciente, não adianta. Jamais esquecerá. Lá adiante, relembrará a ofensa e o perdão ficou pela metade.

Não é deixar o tempo sarar. É uma atitude de espera silenciosa e paciente pela mudança de quem errou. Mas, lembre-se do exemplo de DEUS. Ele fez algo pelo pecador. O erro não aparece e nem desaparece por acaso. Deixar o tempo sarar é fugir da responsabilidade cristã. Para que haja perdão, o ofendido tem que agir.

Não é o ofendido mudar de idéia: Esta é uma atitude mental em que o ofendido prefere pensar que o erro não existiu. Mas, o perdão é um ato que envolve alguém e, enquanto existirem pessoas envolvidas, o erro vai existir também. Não há ofensor sem ofensa.

Não é fazer as pazes. Quem errou tem que saber claramente que é um transgressor. Tanto o perdoador como o perdoado tem de ter consciência das falhas cometidas, para seguirem adiante e concretizarem o verdadeiro perdão.

Não é apenas dizer "eu perdôo". Você pode evitar a dor do sacrifício. Quem ama perdoa com atitudes. E padece, porque o "amor tudo sofre" (1 Coríntios 13: 4 - 7 ) . Somente as palavras não causam efeito algum. Assim, sua ação vai salvar sua vida, mas também os outros que virão depois de você.

Sei que muitas vezes perdoamos pessoas que deveriam ser tratadas com rigor dado à conseqüência do ato cometido. Mas, volto a dizer o que somos: onde foi registrado que devemos julgar e condenar ao mesmo tempo? Pedro negou Jesus por três situações. Porém, não foi condenado pelo Dono do Mundo por isso. Mas na infinita sabedoria, Jesus reverte esta situação perdoando a Pedro e o exaltando ainda mais.

O arrependimento só é possível em quem tem DEUS ativo dentro de si. Porém, somos seres espirituais vivendo experiências humanas na terra. Desta forma sabemos que estamos sujeitos a tudo nesta vida enquanto estivermos aqui. Assim, precisamos estar sempre dispostos a aprender lições novas de comunhão e relacionamentos principalmente entre irmãos e familiares.

Não perca a parte final deste estudo. No último passo vamos falar: COMO PERDOAR?

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário