domingo, 15 de agosto de 2010

O PERDÃO

Suportando-vos e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também". (Colossenses 3:13)

Fase 1: A necessidade de se perdoar.

Antes de definí-lo, pode-se dizer que o perdão, do ponto de vista humano, é mais um dos ensinos de Deus que não se encaixa no raciocínio do homem insensato. Se alguém o ofendeu, logo tem de ser punido por você. Verifique se não é assim que acontece em muitas situações? Quando o cristão perdoa, ele está simplesmente doando algo de si e garantindo a própria vida, investindo em saúde própria. Sim, porque doar é a palavra que resume o perdão.
Separe a palavra perdoar em duas partes: per - doar. O "per" é você. O cristão efetua um doar santo, completo e irrestrito, e começa dormir melhor, e viver melhor! O perdão, então, é doar. Um doador que envolve renúncia, diálogo, presente e sacrifício. E passa há utilizar seu tempo como realmente deve ser com coisa que o edifica e o torna valoroso diante de DEUS.
Quem perdoa desiste voluntariamente de certos direitos. Não exige separação pela mágoa que sofreu, e nem indenização pelo que acha que perdeu. Não é simplesmente um acertar de contas. Neste momento, a pessoa sai do mundo da lei e entra no da misericórdia. Sente-se feliz em conceder uma chance ao ofensor para que amadureça. Se for surtir efeito positivo ou negativo, não somos nós que vamos analisar. Também não se alegra com a culpa ou a dor de outro. Quem perdoa, demonstra claramente a falta do ofensor, sem acusar, indica o caminho de saída do erro. É um diálogo que menciona os vários aspectos da questão, com a finalidade de oferecer beneficio para ambas as partes. É importante que o semblante do ofendido revele amor e não mágoa quando está sendo perdoado, pois neste instante quem perdoa é a única luz para o ofensor.
Mesmo quando exortado no ato do perdão, o ofensor sente que pode ter uma nova oportunidade naquele momento e não vai sair dali sentindo vontade de desistir de viver. Porventura, não seria isto também ser a luz do mundo? Quem perdoa, nada quer de volta; pelo contrario, faz concessões. Presenteia o amor para quem não merece. Paga o mal com o bem, e sabe que não será correspondido. O perdoador sacrifica algo do seu eu, ao desistir dos seus direitos, uma coisa pela qual no mundo se luta com unhas e dentes.
Pelo seu "eu", quem não perdoa reagiria com vingança, reabriria feridas e não desejaria fazer o bem para a vida do ofensor. No entanto, no perdão, a pessoa faz uma completa entrega do próprio ser. Assim sendo, tenho uma pergunta: Você é capaz de se sacrificar através do perdão para beneficiar alguém que lhe feriu? Ser acusado sem poder se defender por coisas que possa ter sido feitas em momentos de ira faz com que muitos desistam de continuar a viver e lutar, mas tendo quem perdoa, tudo pode ser mudado e formar uma nova pessoa com mais temor e respeito pela vida dele e do próximo.
Uma das mais poderosas mensagens que um cristão pode pregar ao mundo é o perdão. As pessoas descobrirão que a nossa fé significa muito se estivermos prontos para enterrar nosso orgulho e admitir. Precisamos pedir o perdão ou perdoar quem precisa ser perdoado. Estaremos utilizando umas das inúmeras ferramentas que a fé nos fornece. Todo Cristão foi perdoado por DEUS.
Isto nos é assegurado por JESUS, que quitou a dívida a qual o homem jamais pagaria. O perdão é antes de tudo o relacionamento entre você e DEUS. Devemos lembrar sempre quem recebeu esta dádiva do SENHOR, e que ELE é capaz de fazer lhe fazer perdoador também. Quando se perdoa, admite-se que DEUS está no controle da situação. É ELE quem deve julgar e punir se necessário.
Quando vivemos o ideal divino, refletimos a sua misericórdia, e não ficamos tentando ocupar uma posição que ainda nem o Senhor Jesus ocupa: que é ser Juiz! Haverá um dia em que ELE o Senhor deixará de ser advogado pra ser Juiz. Neste dia, todos que tentaram ocupar esta posição serão julgados com o mesmo peso em que julgaram.
Afastar-se de rebeldes é nosso dever, mas devemos deixar que DEUS ao seu tempo cuide de cada situação. Temos que saber usar melhor nossa vida de Cristão. Fomos perdoados e colocados no mundo para fazer a obra de DEUS, então agora não há mais aquela arrogante presunção que pode, por si mesma, decidir o que é bom e ruim. Por isso, o perdão é tão básico para sua vida cristã.
Se não existe salvação sem a cruz de CRISTO, também não há cristianismo (vida) sem o perdão. Dificilmente, desculparemos os outros se não perdoarmos a nós mesmos, por isso está escrito: "ame a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!" Você estar bem consigo mesmo é fator predominante neste caso.
Devemos aprender a perdoar e aceitar a nós mesmos, para podermos admitir os outros em toda complexidade que DEUS os criou. Se você é aceito pelo SENHOR, possui a base de aceitação de si próprio. O Senhor Jesus disse vinde como estas, mas não disse permaneça assim como veio. Toda mudança tem que começar dentro de nós primeiro.

Na igreja, Deus tem se Revelado e está de portas abertas para te orientar como mudar de vida e ser mais que vencedor!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário