domingo, 15 de agosto de 2010

O PODER DA PALAVRA

Gênesis 1: 4;9;11;26
- E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
- Ajuntem-se as águas.
- Apareça a porção seca.
- Produza a terra relva e ervas.
- Façamos o homem a nossa imagem e semelhança.

Efeitos da Palavra de Deus

Haja Luz – Indica fazer algo do nada.
Ajunte-se – Indica ajuntar algo que estava separado.
Apareça – Indica que apareceu algo que já existia e estava escondido.
Produza – Indica fazer com que algo dê o seu melhor.
Faça-se - Indica uma atitude sobre alguma coisa.

A bíblia diz em Hebreus 11:3 que os mundos foram criados pela palavra de Deus. Quando a palavra de Deus é pronunciada ela produz algum efeito; no coração; no espírito; no corpo; na terra etc. Há poder nas palavras do Senhor. Se cada cristão entendesse o significado de abrir os lábios e pronunciar a sagradas escrituras, hoje a igreja do Senhor Jesus seria diferente.

Sabemos que a palavra do Senhor não volta vazia.

Isaias 55 :10-11
10 Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
11 Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.

Deus sempre tem um propósito bem definido ao lançar a sua palavra, nós também deveríamos ter esta consciência. Quando falamos alguma coisa com base na palavra do Senhor temos que crer e saber que ela vai realmente produzir o resultado pelo qual ela foi falada. Muitas vezes um sentimento de incredulidade brota no nosso coração, por isso precisamos crer naquilo que estamos falando, caso contrário só serão palavras vazias e não produzirão nenhum efeito. Vejamos alguns exemplos:

Mateus 21: 21-22
21 Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;
22 E, tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

Palavras sem fé, se tornam palavras sem vida. Temos um exemplo no novo testamento, onde Pedro estava pescando com Jesus no barco e ao ouvi-lo dizer lançai as vossas redes ele prontamente falou: “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede”. ( Lucas 5:5 )

O fato de Pedro crer nas palavras de Jesus foi uma oportunidade para que ele posteriormente pudesse também sobre esta mesma palavra ganhar tantas almas para o Reino de Deus, quanta pesca maravilhosa Pedro realizou durante todo o seu ministério, portanto o crer está relacionado ao realizar. Um outro exemplo que me enche de alegria é o do Centurião de Carfanuam, onde o próprio Jesus se surpreendeu.

Mateus 8: 5- 8
5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.

Passos de fé como este do centurião deveria ser uma constante na vida de todos nós hoje, da mesma forma que ele creu o milagre aconteceu, assim o será quando nossa atitude for semelhante à dele.

Aquilo que nós falamos pode gerar morte ou vida, pode construir ou destruir, portanto precisamos ter cuidado com nossas palavras, afinal nem tudo que falamos é palavra de Deus. E o apóstolo Tiago nos adverte quando diz:

Tiago 3: 2
“Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”.

Concluo dizendo que, se quisermos verdadeiramente que nossas palavras tenham efeito impactante sobre nossas vidas e a vida dos outros, teremos que observar atentamente as escrituras sagradas para não acontecer de falarmos palavras que não sejam edificantes e sem vida, pois muitos eram em não conhecer as escrituras sagradas. Amém!



Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário