domingo, 15 de agosto de 2010

GRANDES COISAS FAZ O SENHOR

“Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o Senhor faz grandes coisas”. (Joel 2.21)

No livro do profeta Joel encontramos duas grandes Catástrofes, as dos Gafanhotos (1.4) a da Seca (1.17-20) A praga dos gafanhotos é descrita como a invasão de um de um exercito (2.2-10) pela multidão invadindo as terras de Israel, e pela assolação deixada por onde passavam.

Igualmente Deus está vendo nossos sofrimentos, derepente Ele vem colocar um PONTO FINAL NO SOFRIMENTO , Ele tem zelo do seu povo, levanta a sua voz e coloca uma basta (2.11) e resolve fazer grandes coisas pelo seu povo. (2.18) Então, o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo.

A opressão, o ataque, o castigo acontece só até quando o Senhor permite, tem um até, até que ele levantou a sua voz (2.11) O Senhor levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do Senhor e mui terrível! Quem o poderá suportar?

I - A INVASÃO DOS GAFANHOTOS DESCRITA COM INVASÃO MILITAR

Por aonde vinham cobria a terra: (v.2) Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve. Por onde passava a terra ficava deserta: (v.3) De aparência assustadora: Causam muitos temores: (v.6) Diante deles, tremem os povos; Como ladrões que assaltam (v.7) .

Podemos comparar muitas vezes com as lutas que atravessamos.

== Agora veja as grandezas que Deus fará em sua vida:



II - GRANDES COISAS ANUNCIADA NO TEXTO
1. Abastecimento suprido: (v.19) Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.

2. Remoção dos gafanhotos: (v.20) Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente.

3. Atenção aos animais: (v.22) Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor.

4. A benção da chuva: (v.23) Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia.

5. Abundancia na produção: (v.24) As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.

6. Restituição do que foi devorado: (v.25) Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. A Bíblia quando fala de Restituição ela esta falando de algo novo e não algo remendado. Um sapato que foi mordido por um cachorro, não pode ser remendado, a restituição dele é receber outro novo. Na Bíblia temos a Restituição de terras (2 Sm 9.7) Cidades (1 Rs 20.34) juizes e conselheiros (Is 1.26) a sorte (Jr 33.11) os anos (Jl 2.25)

7. Abundancia de alimento: (v.26) Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.

8. Novo posicionamento de Deus: Deus promete estar no meio do seu povo. (v.27) Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o Senhor, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.

III – PARA FALAR DA GRANDEZA DE DEUS

1. Devemos falar da grandeza da sua gloria: (Is 6.3,4) dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.


2. Devemos falar da grandeza das suas mãos: (Is 49.15,16) Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

3. Devemos falar da grandeza da sua ajuda: O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.

Habitará seguro.! Quem é como tu? Povo salvo pelo Senhor, escudo que te socorre, espada que te dá alteza. Assim, os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás os seus altos.

4. Devemos falar da grandeza do seu nome dele: (Sl 8.9) Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!

5. Devemos falar da grandeza da sua misericórdia: (Sl 57.10) Pois a tua misericórdia se eleva até aos céus, e a tua fidelidade, até às nuvens.

O Senhor fez grandes coisas nos dias de Joel, depois de que a terra e a nação sofreram, fará nos nossos dias, assim garante a palavra dos Salmistas: Salmos 72.18 Bendito seja o Senhor Deus, o Deus de Israel, que só Ele opera prodígios. Salmos 136.4 ao único que opera grandes maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre.



Bell

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário