domingo, 15 de agosto de 2010

Série: Bem Aventuranças => HUMILDADE

Bem-aventurados os humildes (pobres) de espírito, porque deles é o reino dos céus” Mateus 5:3

Humildade é difícil de definir ou explicar. Poucas virtudes cristãs são tão mal compreendidas como a humildade. O espírito de humildade é muito raro nesta época de atitudes orgulhosas e vontade própria.
Esta primeira Bem-Aventurança, necessariamente, tem de ser a primeira, simplesmente porque sem ela não há acesso ao reino dos céus, o reino de Deus.

Vamos tentar mostrar neste Estudo o que é humildade...Vejamos

HUMILDADE NÃO É
1. Pobreza material
2. Auto-depreciação
Não é o considerar-se um fracassado. Cada um deve ter uma visão equilibrada de si. A humildade reside no fato de sabermos que nossas qualidades são dádivas de Deus (Romanos 12:3).
3. Estupidez
4. Covardia
Ser “humilde de espírito” não é ser tímido, débil ou covarde. Não confundamos personalidade com humildade. Não. O crente diz como Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4:13), ou “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8:37).

ALGUMAS ATITUDES NEGATIVAS EM QUEM NÃO É HUMILDE
- Nunca assume seus erros. Sempre vive culpando os outros dos seus fracassos
- Tem sempre grande dificuldade em dizer: “Estou errado, perdoe-me”.
- Tem inveja dos outros que estão recebendo louvores.
- Guarda ressentimentos contra Deus por causa das suas deficiências.
- Quando é criticado nalgum erro, reage com ira.
- Tem espírito crítico.
- Julga-se mais espiritual que os outros e por isso com mais “cartaz” diante de Deus pelo simples fato de evitar certos costumes.

O QUE É HUMILDADE?
Para desejarmos algo é necessário que primeiro nos consciencializemos que nos falta alguma coisa, e, em segundo lugar, que estejamos prontos a pagar o preço de conquistá-la.
A humildade é uma virtude e como tal deve ser desenvolvida e cultivada Com quem aprender a humildade?

Só com Jesus! É Ele mesmo quem nos diz: “...aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma” (Mateus 11:29). Quando aprendemos com o Senhor, reconhecemos que somos dependentes de Deus:
- Como Davi: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim” (Salmo 40:17).
- Como o filho pródigo da parábola que se arrependeu e se voltou para o pai: “Levantar--me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti” (Lucas 15:18).
- É reconhecer que nada podemos fazer sem Cristo: “...sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
- É reconhecermo-nos pecadores, como o publicano: “...estando de pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício a mim, pecador!” (Lucas 18:13).

Toda a bênção espiritual começa com humildade
- Para nascer de novo precisamos nos humilhar: “Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Portanto, aquele que se humilhar como esta criança, esse é o maior no reino dos céus” (Mateus 18:3-4).
- Para vencer Satanás precisamos primeiro nos humilhar diante de Deus: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4:7).
- O próprio Senhor Jesus foi declarado SENHOR porque se humilhou: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus... a si mesmo se humilhou... pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2:5-11).
1. Assim, humildade é pobreza espiritual
O mundo ensina: confia em ti mesmo, tu és capaz, tu não és tão mau como dizem. O mundo respeita o forte, o esperto, o capaz. São palavras que soam bem aos nossos ouvidos, mas não são totalmente verdade.
Precisamos reconhecer nossa incapacidade de realizar algo sem o poder de Deus. Uma pessoa humilde muitas vezes transfere a honra para os outros, mas também tem a habilidade para receber louvores sem se embaraçar. Ela não duvida dos dons que Deus lhe deu, mas reconhece que são dons. O Senhor Jesus diz: “Mas o que se humilha, será exaltado” (Lucas 18:14).

E em Tiago 4:6, diz: “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. A humildade é o primeiro passo rumo aos céus. O “pobre de espírito” é aquele que está disposto a reconhecer sua falência moral, para depender da justiça e da retidão que só Deus pode proporcionar em sua vida e por meio de sua vida.

Vejamos alguns exemplos bíblicos Gideão -(Juízes 6:12, 15). Foi a sua humildade, colocada nas mãos do Senhor, que o levou a vencer, com trezentos homens, os midianitas.
- Foi o espírito de Moisés, que o levou a sentir-se indigno da missão que o Senhor lhe encomendou, ao dizer: (Êxodo 3:11). Foi a sua humildade que levou o Senhor a dizer-lhe: “Eu serei contigo” (Êxodo 3:12).
- A pessoa humilde vive sempre consciente do que ela é em Cristo diante de Deus: alguém que por si só nada tinha e nada era. Agora em Cristo tudo é (Efésios 1:3) e tudo pode (Filipenses 4:13).
- Rende graças a Deus quando leva a cabo uma obra.
- A reputação de Cristo é mais importante que a sua.
A humildade é uma marca que atinge o ser humano em, pelo menos, três dimensões de sua vida:
1. Saber
A verdadeira sabedoria está com os humildes (Provérbios 11:2).
2. Poder
3. Ser
BÊNÇÃOS DECORRENTES DA HUMILDADE

Tiago atribui as guerras e pelejas existentes no meio do povo de Deus à cobiça e à inveja (Tiago 4:1-2). Conclui que aqueles que assim agem, se distanciam cada vez mais de Deus (Tiago 4:4). Chamando os seus leitores a uma atitude de humildade, mostra as bênçãos resultantes desse estado de alma, entre os quais se salientam:

1. Multiplicada graça de Deus (Tiago 4:6)
“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. A humildade de espírito fala de um padrão de vida sustentado pela graça divina, renovável a cada momento. Só à medida que nos esvaziamos de nós próprios, é que a graça de Deus vai achando espaço para operar em nós.

2. Vitória sobre Satanás (Tiago 4:7)
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.. A promessa é que, submetendo-nos a Deus, ve-lo-emos em retirada. Não é o crente que tem de fugir do diabo, pelo contrário, é o diabo quem deve fugir do crente.

3. Maior comunhão com Deus ( Tiago 4:8 )
“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós”. A humildade tem a possibilidade de estreitar os laços de nossa comunhão com o Senhor. Isto é, Deus tem um lugar, o mais perto possível do Seu terno coração, para abrigar aquele que se compraz em Lhe obedecer.

4. Sensibilidade espiritual (Tiago 4:9)

5. Zelo pela reputação alheia (Tiago 4:11)
“Irmãos, não faleis mal uns dos outros... tu, porém, quem és, que julgas o próximo?”. O crente realmente humilde é alguém que valoriza e zela pela reputação do seu irmão. Falar mal do semelhante é sinal de falta de amor e prova de presunção, e é querer dar a impressão de ser melhor do que a pessoa de quem maldiz.

CONCLUSÃO

Com este Estudo aprendemos que ninguém entra no Reino de Deus sem ser humilde de espírito. Sejamos, pois humildes, não apenas na aparência. Podemos enganar muitas pessoas, mas não a Deus e a nós mesmos. Deixemos que Deus faça de cada um de nós uma bênção!.



Projeto Benção em Ação


--
Somos a geração em que as marcas do sucesso serão seladas com o sangue
de Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário