domingo, 15 de agosto de 2010

Série: bem Aventurança => PERSEGUIÇÃO

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça,porque deles é o reino dos céus” - Mateus 5:10


O QUE É SOFRER POR AMOR À JUSTIÇA?
Para responder a esta pergunta, temos que entender as quatro causas básicas pelas quais os crentes sofrem:

- Sofremos pelo fato de sermos pecadores. Depois que Adão e Eva caíram em pecado, Deus lhes disse: “Multiplicarei grandemente a tua dor; com dor terás filhos... Maldita é a terra por tua causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida” (Génesis 3:16-17).

- Sofremos pelos erros cometidos. “Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios” (I Pedro 4:15).

- Sofremos no processo de purificação de nosso “eu”. “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza...” (Hebreus 12:11).

- Muitos sofrem por amor à justiça. Quando alguém sofre perseguição, por querer viver de maneira correta e justa: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições” (II Timóteo 3:12).

POR QUE SÃO PERSEGUIDOS OS QUE QUEREM VIVER RETAMENTE?

Jesus disse: “Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.

Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardarem a minha palavra, também guardarão a vossa” (João 15:18-20).

Paulo escreveu: “Porque a vós vos foi concedida, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele” (Filipenses 1:29).

Além do mais temos que nos lembrar que “não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6:12). Por trás de toda a perseguição está o diabo o qual, não podendo mais atacar Deus diretamente, procura atacá-lo perseguindo os filhos de Deus.



CAUSA REAL DA PERSEGUIÇÃO A CRISTO E AOS CRISTÃOS -Os judeus não suportavam a perfeição da presença de Jesus, por serem constantemente condenados por Ele, o Justo. Não tinham coragem para enfrentar honestamente suas palavras e nem aceitar a avaliação que Ele fizera do próprio homem. Então o odiavam.

- O livro de Hebreus, no capítulo 11, nos dá uma relação de fiéis do Velho Testamento que foram perseguidos por amor à justiça.

RECOMPENSA DAQUELES QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DO SENHOR

Os perseguidos “por causa da justiça” são felizes porque são identificados com Cristo. Mas, são muitas as bênçãos recebidas. Vamos mencionar as mais importantes:

1. Na Terra

- A companhia dos irmãos e as bênçãos de Deus: “E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do Evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna” (Marcos 10:28-30).

- A bênção da paciência: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência” (Romanos 5:3).

2. Na eternidade
- Um galardão especial nos céus: “Exultai e alegrai--vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mateus 5:12).

- A coroa da vida: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Apocalipse 3:10).

- A revelação da glória de Cristo: “Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo: para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis” (I Pedro 4:13)

Ao terminarmos o Estudo sobre as Bem-Aventuranças, podemos ver que o Senhor Jesus Cristo seguiu uma ordem lógica ao as ensinar. Para ser capaz de sofrer por amor da justiça (sofrer até o martírio por causa do nome de Cristo), é necessário ter certa estrutura de caráter cristão, para não vacilar diante das perseguições.

Quando diariamente carregamos nossa cruz, permitindo que o nosso “eu” seja destronado e a pessoa e obra de Cristo seja entronizada.

Recordemos as palavras de Paulo: “Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele” (Filipenses 1:29).

Sejam fortes, pq Deus dará graça e força sempre.



Na doce paz de Cristo



Projeto benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário