domingo, 15 de agosto de 2010

POSICIONADOS PARA VENCER

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.

Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares;

ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o lugar santo das moradas do Altíssimo.

Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará desde o raiar da alva.

Bramam nações, reinos se abalam; ele levanta a sua voz, e a terra se derrete.

O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.

Vinde contemplai as obras do Senhor, as desolações que tem feito na terra.

Ele faz cessar as guerras até os confins da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.

O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.



O Deus de Jacó é o nosso refúgio e fortaleza (Salmo 46.1 e 11). Ele nos abriga dos perigos (refúgio) e nele nos posicionamos para vencer as batalhas da vida (fortaleza). O Salmo 46 não enfatiza Jacó, mas o Deus de Jacó.

Deus é nosso refúgio e fortaleza na solidão. Quando Jacó fugia do seu irmão Esaú, cansado, num lugar ermo, dormindo sobre uma pedra como travesseiro, ele sonhou e viu que o céu e a terra estavam ligados por uma escada. Quando acordou, disse: "Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia" (Gênesis 28.16b). Jesus é a nossa escada. Nele, o céu e a terra se encontram (João 1.14, 51). Quando ele e o Pai habitam nos nossos corações através do Espírito Santo (João 14.18,23), superamos todo e qualquer sentimento de solidão.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza nos conflitos da vida. Depois de um longo tempo ausente, Jacó retornava para a sua terra e recebeu a notícia de que Esaú vinha ao seu encontro com 400 homens. Jacó temeu porque estava jurado de morte por Esaú. Para reconciliar com o seu irmão, Jacó precisava de uma bênção especial e lutou por ela. Nessa busca ele foi transformado de Jacó (enganador) em Israel (campeão com Deus) e foi tão abençoado (Gênesis 32.22-30) que, ao encontrar-se com Esaú, disse: "vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus; e te agradaste de mim" (Gênesis 33.10b). Precisamos dessa bênção do Deus de Jacó para a reconciliação nos nossos lares (quantas separações!), entre pais e filhos, entre parceiros nos negócios e até mesmo entre irmãos em Cristo na igreja.

Deus é o nosso refúgio e fortaleza quando estamos ameaçados pelos nossos inimigos. Em virtude de alguns tropeços de Jacó e da violência praticada pelos seus filhos Simeão e Levi, ele e sua família ficaram ameaçados de extinção pelos aliados dos siquemitas (Gênesis 34.30). Jacó, no entanto, seguiu as instruções de Deus e subiu até Betel (casa de Deus) para adorar (Gênesis 35.1-4). "E, tendo eles partido, o terror de Deus invadiu as cidades que lhes eram circunvizinhas, e não perseguiram aos filhos de Jacó" (Gênesis 35.5). Sejam quais forem as circunstâncias da nossa vida, quando nos voltamos para Deus em arrependimento, obediência e fé, como adoradores, ele luta por nós e vence os nossos inimigos!

No Deus de Jacó estamos abrigados dos perigos e posicionados para vencer: "Em Deus faremos proezas" (Salmo 60.12).



Bell

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário