domingo, 8 de agosto de 2010

Trocar as preocupações por orações

Ficar preocupado, ansioso por alguma situação que surge inesperadamente na nossa vida é absolutamente normal. Jesus passou por essa experiência.
«E levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.» Mateus 26:37

Mas como a Igreja foi chamada a viver no sobre natural, recebemos uma instrução dura.
«Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.» Filipenses 4:6-7

Quando a Palavra instrui a não ficar ansioso por «coisa alguma», está a falar de fato de «coisa alguma».

Fazer isto é bem mais difícil do que possa parecer, porque controlar as emoções e os pensamentos é uma tarefa muito difícil.

Mas se recebemos esta ordem, então é porque é possível fazê-lo.

A ansiedade gera angustia e a angustia dá à luz o desespero.

A pessoa desesperada perde a lucidez e fica totalmente controlada pelos pensamentos e emoções e à beira do abismo.

A ansiedade, o abatimento interior afeta a saúde do corpo.
«O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.» Provérbios 17:22
«O espírito do homem o sustentará na sua enfermidade; mas ao espírito abatido quem o levantará?» Provérbios 18:14

Viver controlado pela ansiedade é um testemunho de uma fé débil ou fraca.

Como vencer a ansiedade, a perturbação interior?

1. Alimentando-se da Palavra porque assim como um corpo fraco e débil necessita de sólido alimento, a pessoa necessita alimentar-se com regularidade da Palavra de Deus. «Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.» Lucas 4:4

2. Sendo em todo o tempo um Adorador com ações de graças. «Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua benignidade, porquanto tens sido para mim uma fortaleza, e refúgio no dia da minha angústia.» Salmo 59:16

3. Falando boas palavras a si mesmo e sobre si mesmo. Davi falava com a sua própria alma.
«A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra.» Provérbios 12:25
«Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele que é o meu socorro, e o meu Deus.» Salmo 42:11

4. Entregar a Deus através da oração tudo o que nos assusta e perturba a alma. «…lançando sobre ele toda a vossa ansiedade...» I Pedro 5:7

Depois de orar entregando a ansiedade, há uma luta a travar, manter os pensamentos e as emoções firmes na confiança a Deus.

Temos que disciplinar a nossa pessoa, no sentido de entendermos que se entregamos a Deus as preocupações, então elas estão nas mãos de Deus. Há alguém melhor a quem entregar as nossas ansiedades?

5. Recordando os benefícios, os livramentos e as conquistas que o Senhor nos deu.
«…porque Ele tem cuidado de vós.» I Pedro 5:7

Bell –

Projeto Benção em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário